Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Diretoria provisória do CBH Grande se reúne em Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

Os membros da Diretoria Provisória do CBH Grande, composta por representantes dos estados de São Paulo e Minas Gerais, se reuniram na manhã desta terça-feira (03/07), na sede do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.


O objetivo da reunião foi definir, juntamente com a comissão do processo eleitoral, como se realizará a Assembleia Geral de Instalação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande) e a 1ª Reunião Ordinária do Comitê. Ficou definido que a posse da nova diretoria será no dia 10 de agosto, em Poços de Caldas. Na ocasião serão empossados 130 membros, entre suplentes e titulares.

O evento acontecerá com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, e do Secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas, além de várias autoridades federais, estaduais e municipais.

Durante a cerimônia de posse será assinado também o Pacto, que se configura como um termo de compromisso entre os Estados para a gestão compartilhada do Comitê.

CBH Grande - O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande foi instituído em 2 de agosto de 2010, pelo Decreto nº 7.254, e tem área de atuação localizada nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 9 de novembro de 2010, aconteceu a posse de sua Diretoria Provisória e, atualmente, o CBH Grande encontra-se em processo eleitoral para sua instalação.

A Bacia Hidrográfica do Rio Grande está situada na Região Sudeste do Brasil, na região hidrográfica Paraná que, em conjunto com as regiões hidrográficas Paraguai e Uruguai, compõe a Bacia do Prata. É uma bacia hidrográfica de expressiva área territorial, com mais de 143 mil km² de área de drenagem.

Com população de 9 milhões de habitantes, a Bacia Hidrográfica do Rio Grande é formada por 393 municípios, dos quais 325 têm área totalmente incluída na BHRG, o que comprova sua grandeza como bacia hidrográfica. A bacia inclui dois importantes estados brasileiros: Minas Gerais, a norte, com 60,2% da área de drenagem da bacia, e São Paulo, ao sul, com 39,8% da área.

Com relação à gestão dos recursos hídricos já foram instalados Comitês de Bacias Hidrográficas em todas as bacias afluentes. São seis comitês na porção paulista e oito na vertente mineira da bacia.

A dominialidade dos cursos d´água da Bacia Hidrográfica do Rio Grande está dividida entre a União (12,37%) e os estados de Minas Gerais (51,40%) e São Paulo (36,23%), razão pela qual a gestão dos recursos hídricos da bacia deve ser feita de forma descentralizada, compartilhada e participativa.

Janice Drumond/Ascom Sisema
-dsc1523a
Representantes de Minas Gerais e São Paulo se reuniram hoje, na Cidade Administrativa, para
definir como se realizará a Assembleia Geral de Instalação do Comitê de Bacia Hidrográfica do
Rio Grande (CBH Grande)

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades