Igam promove Curso sobre obtenção de recursos para conservação ambiental em Almenara

Os moradores de Almenara e do nordeste do Estado interessados em obter recursos para desenvolver projetos de conservação da qualidade dos recursos hídricos terão oportunidade para aperfeiçoar suas propostas. No dia 28 de agosto, será realizada a palestra ‘Orientações e Informações Técnicas e Administrativas sobre o Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro)’.

A equipe do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), mais especificamente do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), orientará os participantes sobre como projetos de qualidade que estejam aptos a receber os recursos disponibilizados pelo Fhidro. O fundo dá suporte financeiro a propostas que promovam a racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos nos aspectos qualitativos e quantitativos.

O curso será realizado na SEDESE (Antiga Câmara Municipal), na Rua Floriano Peixoto, nº 36, Centro, próximo da igreja Matriz, no horário de 09 às 17h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de agosto na secretaria do Fhidro, por meio dos telefones (31) 3915.1836 / 1817.

Segundo a coordenadora da secretaria executiva do Fhidro, Camila Zanon, em 2012, os cursos de capacitação vem sendo realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em todas as regionais da organização. “Com a atividade em Almenara, já teremos realizado doze cursos este ano”, afirma.

Almenara está localizada às margens do rio Jequitinhonha. Atualmente, existem onze projetos com recursos do Fhidro em curso na bacia do rio Jequitinhonha que beneficiam o município. No total, os valores provenientes do Fhidro aplicados na região são de cerca de R$ 30 milhões.