Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Fórum das Águas discute impactos e oportunidades da escassez hídrica

PDFImprimirE-mail

Com o objetivo de discutir a atual situação dos principais rios do estado de Minas Gerais, o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar) realiza, em parceria com o Igam, nos dias 4 e 5 de dezembro, o 1º Fórum das Águas, a partir de 9h, no Instituto Inhotim. O evento visa definir os novos rumos da gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais, com ênfase na Bacia do Rio Paraopeba

Norteados pelo tema “Escassez Hídrica e Saneamento: Impactos e Oportunidades”, especialistas e autoridades apresentarão um panorama dos impactos da estiagem ao longo de 2014. O Evento propiciará o desenvolvimento de ações para o ano de 2015.

Autoridades políticas e representantes de órgãos públicos, comitês de bacias hidrográficas, sindicatos, associações, empresas privadas, produtores rurais, entidades e estudantes universitários participarão. Ao todo, 20 palestras serão ministradas durante os dois dias de evento.

O tema “Gerenciamento em um cenário de risco: diagnóstico do período de estiagem em Minas Gerais”, com a Diretora-Geral do Igam, Marília Melo, abre o ciclo de palestras, expondo os reflexos da seca no estado e os planos para a gestão em situações de crise. “A situação atual nos traz desafios para o aperfeiçoamento da gestão das águas. Assegurar água em qualidade e quantidade para os seus múltiplos usos, em períodos de estiagem, requer um grande pacto social para o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais”, disse a Diretora-Geral.

Um dos focos da conferência será a Bacia do Paraopeba, principal afluente do Rio São Francisco, que apresentou queda no volume da água em alguns trechos. A proposta é tentar reduzir os possíveis problemas decorrentes da seca, com o desenvolvimento de ações de conscientização voltadas para a população e para os representantes dos 48 municípios mineiros impactados.

O Fórum das Águas também vai apresentar o projeto executivo de saneamento e implantação de rede de esgoto na Bacia do Paraopeba. Na ocasião, os representantes do executivo dos municípios por onde passa o Rio assinarão o Protocolo de Intenções pelo Saneamento.

A ação vai de encontro à meta do Plano Nacional de Saneamento Básico, um dos compromissos do Brasil com os Objetivos do Milênio das Nações Unidas. Até 2015, o objetivo é reduzir pela metade a proporção de pessoas que não usufruem desses serviços.

Haverá ainda a assinatura do Protocolo de Intenções para a atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraopeba, um compromisso entre a Semad, o Igam, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Comitê da Bacia do Paraopeba.

Representantes dos setores elétrico, industrial e agrícola também vão expor visões e experiências durante a estiagem deste ano.

“Pretendemos estabelecer uma efetiva gestão na administração pública entre as esferas federal, estaduais e municipais para buscar a redução dos impactos ambientais e sociais, com ações que visam o monitoramento, a gestão eficiente e a infraestrutura das entidades e órgãos envolvidos”, afirma Breno Carone, Presidente do Cibapar.

Escassez Hídrica: Impactos e Oportunidades

A abertura do Fórum das Águas contará com a participação do Secretário-Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Vieira Junior; do Presidente do Cibapar, Breno Carone; do Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador estadual da Defesa Civil/MG, Alex de Melo e da Diretora-Geral do Igam, Marília Melo.

O foco será o debate sobre os impactos da estiagem em 2014 e as estratégias para o desenvolvimento de ações para o ano de 2015.

Roberto Bruno Moreira Rebouças, assistente da diretoria de operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), participa com o tema “Período de estiagem no estado do Ceará 2014. Em seguida, a Diretora-Geral do Igam, Marília Melo, falará sobre o gerenciamento em um cenário de risco e o diagnóstico do período crítico da seca em Minas.

Das 14h às 15h10, representantes dos setores elétrico (Cemig), de saneamento e de abastecimento de Água (Copasa), industrial (Fiemg) e agrícola (Faemg) apresentarão pontos de vista e ações sobre o período da estiagem.

Até 18h, horário previsto para terminar o primeiro dia do evento, estão programadas palestras com representantes do Comitê Federal do São Francisco e do Ministério Público de Minas Gerais (MPE) e um talk show sobre os desafios para 2015, com Patrícia Boson, da Fiemg.

Saneamento

No dia 5 de dezembro (sexta-feira), a abertura contará com a presença do anfitrião do evento e Presidente do Cibapar, Breno Carone; do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques; do Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; da Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Zuleika Stela Chiacchio e da Diretora-Geral do Igam, Marília Melo.

A partir das 10h30, o Fórum das Águas vai promover a assinatura do Protocolo de Intenções pelo Saneamento na Bacia do Paraopeba, entre o Presidente do Cibapar e os prefeitos dos 48 municípios que compõem o Consórcio.

Às 11h, a palestra magna “Cidades Sustentáveis e Reuso”, será ministrada por George Vidor, jornalista especializado em Economia e Política. Em seguida, o relator especial da ONU, Leo Heller, falará sobre os desafios de água e saneamento.

A partir das 14h, a programação continua com as palestras “Desafios para uma gestão eficiente de resíduos sólidos urbanos”, da Diretora de Ambiente Urbano, Zilda Veloso, e a “Lei 11.455 e os Planos de Saneamento”, do doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, José Cláudio Junqueira.

Outros destaques serão os temas “Arranjos territoriais ótimos e a importância dos consórcios intermunicipais para o saneamento”, com a Presidente da Feam, Zuleika Stela Chiacchio, e “Cenários do saneamento no Brasil e perspectivas para o apoio aos municípios”, com Rubens Amaral Ferreira Filho, do Instituto Trata Brasil.

Logo após, o talk show com José Carlos Carvalho, ex-ministro de Meio Ambiente e Conselheiro do Inhotim, fecha o evento.
Clique aqui e confira a programação completa.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades