CBH- Grande recebe inscrições para processo eleitoral

O Comitê da bacia do rio Grande (MG/SP) recebe inscrições, até o dia 29 de abril, para o processo seletivo, com a finalidade de renovar os membros titulares e suplentes para o período de 2016-2020. Serão 23 vagas destinadas a representantes dos poderes públicos municipais, estaduais e federal.

Os interessados em concorrer a uma das vagas deverão encaminhar para a Secretaria Executiva do comitê de bacia, o formulário de inscrição preenchido e anexar os documentos definidos na Deliberação CBH- Grande n.25/2016.

O endereço para o envio do formulário é: Avenida Otávio Pinto César 1400- Cidade Nova, São José do Rio Preto (SP) CEP 15085-360. O formulário pode ser acessado no site do CBH- Grande: www.grande.cbh.gov.br. A inscrição pode ser realizada, também, na Secretaria Executiva do colegiado pelo e-mail   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou via postal com envio da documentação exigida para a Secretaria Executiva e o comprovante de inscrição pelo e-mail acima ou para o FAX (17)3227.2108.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande foi criado em dois de agosto de 2010, por meio do Decreto n.7.254/2010, cujo plenário é composto por 65 representantes titulares e 65 suplentes. O CBH-Grande tem participado de debates no sentido de viabilizar o Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia, que é um plano diretor e visa a orientar a gestão da água da região.

Na opinião do diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia, Breno Lasmar “é importante destacar que o CBH- Grande trabalhará na elaboração do seu Plano de Recursos Hídricos, instrumento que tem como objetivo definir a agenda de recursos hídricos para a bacia hidrográfica, identificando ações de gestão , programas, projetos, obras e investimentos prioritários com a participação dos poderes públicos estadual e municipal, da sociedade civil e dos usuários, tendo em vista o desenvolvimento sustentável da bacia”, completa Breno.

Os comitês são organismos colegiados que fazem parte do sistema nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) formados no Brasil desde 1988. A sua composição é diversificada e democrática, o que facilita o engajamento de todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia. Atualmente há 219 comitês de bacia em funcionamento no País.

O Rio Grande nasce na Serra da Mantiqueira, em Bocaina de Minas (MG), no interior do Parque Nacional do Itatiaia, numa altitude de 1980 metros, e desagua no rio Paraná entre Santa Clara do Oeste (SP) e Carneirinho (MG).

Ângela Almeida