"Água em Nossas Vidas” é tema de encontro em Belo Horizonte

Nos dias 28 e 29 de junho, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove, em Belo Horizonte, o encontro “Água em Nossas Vidas”. O evento é direcionado para todos os públicos, inclusive com uma programação voltada para o público infantil. Para participar, os interessados deverão realizar a inscrição na página do Sympla até o dia 27 de junho.

O principal objetivo do encontro consiste em promover diálogos entre diferentes públicos sobre os desafios, os avanços e as alternativas para fazer uso da água com eficiência e sustentabilidade. O evento traz em sua programação rodas de conversas, oficinas, feira agroecológica, teatro, cinema, exposições de artes e o lançamento da série de cartilhas “A engenharia e a sustentabilidade”.

A diretora-geral do Igam, Marília Melo, destaca que o encontro foi planejado para proporcionar o diálogo com a sociedade. “Desenhamos um evento que dialogue com quem de fato deve receber nossa política pública: o produtor rural que usa água para produzir alimentos, as pessoas que moram em cidades e que, muitas vezes, perderam a relação com o rio da sua cidade ou pouco sabem de onde vem a água que chega até a sua torneira. Enfim, as pessoas de maneira geral devem saber que a água é a base para quase tudo nas suas vidas: alimento, energia, produção e saúde humana. Esse diálogo com a sociedade tem o objetivo central de comprometer a todos na gestão desse importante recurso”, ressalta.

Marília Melo reforça o engajamento de toda a sociedade na discussão do tema proposto. “Estamos vivendo um momento chave na gestão das Águas no estado, ao mesmo tempo em que aumentam os riscos associados a essa gestão, seja pelo aumento da demanda e alterações no regime de chuvas observado nos últimos anos”, reforçou.

Na solenidade de abertura do evento também serão premiados os ganhadores do II Prêmio de Boas Práticas Ambientais. Serão reconhecidos projetos de conservação, uso racional e combate ao desperdício dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais, em quatro categorias: instituições privadas, cidadão ou grupo de cidadãos, órgão público municipal, estadual ou federal e sociedade civil organizada.

Clique Aqui para conhecer os projetos finalistas.

Clique Aqui e acesse a programação completa.

Lançamento Cartilhas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Minas) irá participar por meio do lançamento da série de cartilhas “A engenharia e a sustentabilidade”. Marilia Melo, engenheira civil e diretora geral do Igam, também é organizadora das cartilhas e explica que a série de cartilhas é uma maneira de disseminar conhecimento, estratégias e ferramentas para integrar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposta da Rio+20 ao exercício profissional da engenharia e das profissões da área tecnológica. “Por meio das cartilhas pretendemos mostrar à sociedade e aos futuros profissionais da área tecnológica qual é a importância e o papel da engenharia nas diversas esferas da área ambiental. Queremos ilustrar como boas técnicas e uma tecnologia de qualidade aplicada de forma adequada auxiliam na minimização dos impactos ambientais das atividades”, explica a engenheira.

De acordo com o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, a série de cartilhas “A engenharia e a sustentabilidade” traz questionamentos sobre como promover um desenvolvimento sustentável. “Queremos contribuir para a formação de profissionais mais conscientes e capacitados, reforçando o protagonismo da área tecnológica na construção de um planeta sustentável”, ressalta o presidente.

Após o lançamento das cartilhas, ainda na sede do Crea-Minas, haverá a palestra magna "Os desafios e as perspectivas da gestão hídrica na América Latina e Caribe", com o coordenador geral do Programa Hidrológico Internacional América Latina e Caribe da Unesco, Miguel Doria. Para esta atividade é necessário confirmar presença pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Neste dia, também será realizado o ato simbólico de posse dos conselheiros dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais,que comporão os conselhos de 30 comitês de bacias hidrográficas para a  gestão 2018-2021.

Serviço:

Encontro “Água em Nossas Vidas”.

Data: 28 e 29 de junho de 2018

Hora: 08h30

Local: Museu Mineiro - Av. João Pinheiro, 342 – Centro – Belo Horizonte/MG

Lançamento da cartilha e palestra Magna:

Data 28 de junho de 2018

Hora: 19h

Local: Sede do Crea-MG - Auditório Belo Horizonte - Av. Álvares Cabral, 1600, 1º subsolo, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG.

Ascom/Sisema