2ª edição do Sisema ComCiência apresenta estudo sobre saneamento nas Bacias dos Rios das Velhas, Jequitaí e Pacuí

SisemaComCiência Dentro

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) promove, na próxima segunda-feira (21/12), a 2ª edição do Sisema ComCiência, evento que tem o objetivo de divulgar trabalhos relevantes para a preservação do meio ambiente em Minas. A iniciativa busca dar visibilidade a produções técnico-científicas, levando em conta a grande quantidade de estudos acadêmicos em instituições públicas e privadas, envolvendo a temática ambiental. A 2ª edição apresenta a dissertação de mestrado da pesquisadora Marina Salim Dantas, com o tema: Análise Integrada do Tratamento de Esgotos Domésticos e da Qualidade das Águas Superficiais nas Bacias Hidrográficas do Rio das Velhas e dos Rios Jequitaí e Pacuí. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Sisema, no Youtube, às 15h30.

O objetivo da pesquisa foi analisar, de maneira integrada, o tratamento de esgotos domésticos e a qualidade das águas superficiais nas bacias hidrográficas do Rio das Velhas e dos Rios Jequitaí e Pacuí. Para o estudo foram obtidos dados de monitoramento dos esgotos brutos e tratados, bem como dos corpos receptores de estações de tratamento de esgotos (ETEs) localizadas nas duas bacias em estudo, além de dados de monitoramento do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Os resultados de cada ETE foram comparados com faixas típicas da literatura para esgotos brutos e tratados e eficiências de remoção alcançadas. As concentrações efluentes e eficiências de remoção foram comparadas estatisticamente entre as estações de cada bacia. Os dados de monitoramento dos corpos receptores das ETEs foram comparados entre os pontos a montante e a jusante do lançamento.

SISEMA COM CIÊNCIA

As palestras do projeto são ministradas por pesquisadores do Sisema, de instituições de ensino públicas ou privadas, e os temas são pautados no desenvolvimento sustentável.

Os palestrantes podem, ainda, enviar seus artigos, teses ou trabalhos acadêmicos à avaliação para possível publicação na Revista Mineira de Recursos Hídricos.

Sisema ComCiência

Transmissão: Canal Sisema no Youtube (@MeioAmbienteMinasGerais)
Tema: Análise Integrada do Tratamento de Esgotos Domésticos e da Qualidade das Águas Superficiais nas Bacias Hidrográficas do Rio das Velhas e dos Rios Jequitaí e Pacuí.
Palestrante: Marina Salim Dantas – Mestre e Doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG)

What do you want to do ?
New mail