2ª edição do Sisema ComCiência apresenta estudo sobre saneamento

Graças ao projeto Sisema ComCiência – uma iniciativa conjunta dos órgãos ambientais de Minas Gerais - trabalhos científicos relevantes para o meio ambiente no estado têm sido apresentados, uma vez por mês, a interessados pelo tema. Na segunda-feira, (21/12), a 2ª edição do projeto foi transmitida ao vivo, por meio do canal do Meio Ambiente no Youtube, contando com uma audiência participativa e atenta.

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, Marina Salim foi a convidada desta 2ª edição do Sisema ComCiência. Ela apresentou sua dissertação de mestrado, com o tema: Análise Integrada do Tratamento de Esgotos Domésticos e da Qualidade das Águas Superficiais nas Bacias Hidrográficas do Rio das Velhas e dos Rios Jequitaí e Pacuí.

Ao detalhar seu estudo, Marina destacou o crescimento populacional, a demanda de recursos hídricos nas bacias, bem como as consequências e impactos no tratamento de esgotos domésticos e na qualidade das águas superficiais das bacias estudadas. Segundo ela, “os esgotos domésticos gerados por 45% da população urbana no país não recebem nenhum tipo de tratamento e quando recebem, muitas vezes, não apresentam níveis adequados de remoção de contaminantes”.

Marina ainda apresentou um breve resumo da legislação referente ao tema e explicou sobre a metodologia de seu trabalho, como a avaliação de dados de monitoramento dos esgotos brutos e tratados, dos corpos receptores de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) localizadas nas duas bacias em estudo, além dos dados de monitoramento do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), e de dados junto às empresas prestadoras de serviço.

Parceria entre Fapemig e Sisema

A 2ª edição evento contou com a mediação do analista da Assessoria de Programas, Pesquisas e Projetos em Recursos Hídricos do Igam, Alexandre Magrineli; e com a participação do assessor Técnico de Ciência e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Rafael Pessoa.

O Sisema ComCiência é um projeto dos órgãos ambientais que compõem o Sisema e é apoiado pela Fapemig. Durante a abertura dessa edição, Alexandre Magrineli ressaltou a importância dessa parceria entre a Fapemig e o Sisema. “É necessário produzir mais ciência e desenvolver uma boa pesquisa no Estado de Minas Gerais”, pontuou.

Rafael Pessoa apresentou os avanços da Fapemig e as suas estratégias para o desenvolvimento, destacou também a importância das pesquisas com o foco na prática. Para assistir ao evento na íntegra, acesse o canal do Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube.

Ângela Almeida
Ascom/Sisema