Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Projeto Meta 2010 apresenta cronograma de atividades

PDFImprimirE-mail

O Projeto de Revitalização do Rio das Velhas Meta 2010 apresentou nessa terça-feira (26), no prédio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), o cronograma de atividades até 2011 para os parceiros do projeto. Estiveram presentes na reunião, o gerente do projeto, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e a gerente-adjunta, Myriam Mousinho.

Para o secretário José Carlos Carvalho, é preciso fortalecer a integração interinstitucional para o alcance da Meta 2010, um dos quatro projetos estruturadores coordenados pelo Sisema. O projeto busca eliminar o lançamento de esgoto em redes pluviais ou córregos localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte; ampliar a coleta de esgoto; implantar de estações de tratamento de esgoto, além de revitalizar fundos de vales.

Serão desenvolvidas também atividades complementares como recuperação da base florestal, com ênfase na recuperação de matas ciliares; elaboração de plano de comunicação; elaboração de plano de educação e extensão ambiental; integração da rede de monitoramento da qualidade da água e estudos de viabilidade para a implantação de navegação turística entre Sabará e Fazenda Jaguara Velha. 

O cronograma estabelece os prazos para execução das principais intervenções de saneamento nas sub-bacias – Arrudas, Onça, Ribeirão da Mata, Sabará, Itabirito, Rio do Peixe e Ribeirão Macacos.

Entre os parceiros, participaram a Rural Minas, Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Sabará, Projeto Munuelzão, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e Projeto de Revitalização do Rio São Francisco.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades