Caravana Ambiental chega ao Serro

O município do Serro, a 320 quilômetros de Belo Horizonte, será a próxima cidade a receber a visita da Caravana Ambiental do Jequitinhonha. Com o objetivo de discutir os desafios socioambientais locais, a segunda edição do programa irá promover entre os dias 22 e 24 de agosto, na Câmara Municipal, uma série de palestras e debates sobre as formas de crescimento sustentável na região.

A Caravana Ambiental é um programa do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), promovido pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) do Jequitinhonha, e beneficiará, nessa edição, além do Serro, as populações dos municípios de Alvorada de Minas, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas, Congonhas do Norte e Conceição do Mato Dentro. Até o final do ano, os encontros percorrerão os 56 municípios do Vale do Jequitinhonha.

No dia 22, a abertura está marcada para as 8h30, com a discussão do tema Em busca da Sustentabilidade Ambiental no Campo, e terá a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. Na seqüência, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) fará a apresentação da campanha de regularização do uso de recursos hídricos no Estado, “Água: faça o uso legal!”. Às 14h, o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, se reúne com empresários e sociedade civil para discutir o tema Atividade Minerária: como atingir a sustentabilidae?

Para a manhã de quinta-feira (23) está programado um workshop de mobilização para os empresários da região, promovido pela Fiemg com o objetivo de apresentar as mudanças ocorridas no Sisema e nos processos de regularização ambiental e fiscalização. À tarde, a palestra será destinada aos extratores de areia.

Durante os três dias da Caravana, acontecerá o Plantão Ambiental, que irá disponibilizar atendimento para regularização e licenciamento ambiental, concessão de outorga e cadastro de uso insignificante da água, além de autorização para exploração florestal, cadastro de motosserra e trator, carteiras de pesca e liberação para queima controlada.  Nos dias 23 e 24, serão realizas oficinas temáticas com exibição de filmes.

Clique aqui para acessar a programação.