Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

IGAM promove Oficina de Agências de Bacias

PDFImprimirE-mail

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove nos dias 28 e 29 de agosto a 2ª Oficina para Implementação de Agências de Bacia Hidrográfica e Entidades Equiparadas. O evento acontece no Hotel Canto da Siriema, no município de Jaboticatubas, e tem como objetivo dar continuidade ao debate promovido na primeira oficina, realizada em junho, sobre as competências e estrutura mínima necessária para o funcionamento de uma agência de bacia.

De acordo com a diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Igam, Luiza de Marillac Camargos, a proposta é de que Instituto e comitês de bacias hidrográficas cheguem a um consenso sobre a criação das agências e de suas respectivas áreas de abrangência. Participam da oficina representantes dos 29 comitês e das sete comissões pró-comitê do Estado, além de analistas ambientais do Igam. 

Fortalecimento da Gestão participativa

Com o objetivo de fortalecer e motivar os comitês de bacia hidrográfica, o Igam promoveu a 1ª Oficina de Fortalecimento dos Comitês da Bacia do Rio Grande, nos dias 21 e 22 deste mês, no município de Formiga.  

Participaram da Oficina representantes dos comitês Afluentes Mineiros do Alto Rio Grande, Reservatório do Entorno de Furnas, Rio Verde, Rio Sapucaí, Rio Mogi-Guaçu e Pardo, Afluentes do Médio Rio Grande e Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande. Na Oficina, cada comitê apresentou seu histórico, suas potencialidades e deficiências.  

De acordo com Luiza de Marillac, durante a Oficina ficaram estabelecidas diretrizes para o fortalecimento dos comitês. “Entre as diretrizes estão o consenso da necessidade de um plano de comunicação social que dê visibilidade aos comitês na bacia, assim como a sensibilização da sociedade sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, a capacitação dos membros dos CBHs e a implementação das Agências de Bacia”, explicou.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades