7º Fórum das Águas debate gestão dos recursos hídricos

Minas Gerais abriga mais de 10 mil cursos d´água e nascentes de importantes rios brasileiros, como os rios Doce, Jequitinhonha, Grande e ainda o São Francisco, que tem 73,5% do volume médio anual de suas águas coletadas no Estado. Para que a gestão desse patrimônio social e ambiental seja adequada e sustentável, a integração entre governos e sociedade civil organizada é uma condição fundamental. Discutir essa interação e propor novas alternativas para o uso dos recursos hídricos, é a proposta do 7º Fórum das Águas de Minas Gerais, que acontece entre 24 a 28 de março, em Belo Horizonte.

O evento é promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pelo Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, com o apoio de instituições públicas e privadas. O Fórum terá como tema central as ações locais do Estado, municípios, setor produtivo, sociedade civil e comitês de bacias hidrográficas para a gestão de recursos hídricos em Minas. Para abordar experiências bem sucedidas, a programação do evento inclui seminários, ciclo de debates, mini-cursos, atividades culturais e de educação ambiental.

O 7º Fórum contará com palestras de profissionais de diversas empresas e entidades que possuem relação direta com a gestão dos recursos hídricos. Técnicos da Copasa, Embrapa, Emater, Fiemg, da Agência Nacional das Águas (ANA), Projeto Manuelzão e dos Comitês de Bacias Estaduais irão relatar exemplos de recuperação ambiental de córregos urbanos, proteção de mananciais, reaproveitamento e redução do consumo de água em indústrias, minerações e pecuária. Serão também abordados casos de sucesso no desenvolvimento e preservação ambiental, como o Projeto Mosaico, realizado em Itabira.

Outro ponto de destaque será o impacto das mudanças climáticas nos recursos hídricos. As mais recentes pesquisas científicas realizadas no Brasil e em Minas serão abordadas pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Nobre, e pelo superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig, Evandro Leite Vasconcelos. O painel contará também com a presença do vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcelos, e do presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB de Minas Gerais, Mario Werneck.

Acesse a programação completa no site do IGAM
Veja programação do Ciclo de Debates na ALMG

Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sisema/IGAM - 3219-5212/52
Assessoria de Imprensa da ALMG - (31) 2108-7715

Realização
Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) / Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG); Federação das Indústrias de Minas Gerias (Fiemg); Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas; Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Apoio
Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha; Projeto Manuelzão; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas; Strata Engenharia