Secretário anuncia investimentos no 7º Fórum das Águas

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho anunciou, nessa segunda-feira (24), durante a solenidade de abertura do 7º Fórum das Águas de Minas Gerais, investimentos de R$ 3,99 milhões para ações de fortalecimento institucional dos comitês de Bacia Hidrográfica e implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos em Minas Gerais.

O evento, que contou com a presença do vice-governador Antônio Augusto Anastasia, aconteceu no Palácio das Artes e reuniu outras autoridades preocupadas com a gestão dos recursos hídricos no Estado.

De acordo com o Ato Autorizativo assinado pelo secretário, o valor será executado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), por meio do Projeto Estruturador "Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas". Serão criados três novos Comitês de Bacia Hidrográfica: do Mucuri, Calindó/Pandeiros e Médio/Baixo rio Jequitinhonha. Serão também estruturadas duas agências de bacia, implantada a cobrança pelo uso da água em cinco bacias (Velhas, Araguari, Pomba/Muriaé, Paraibuna/Preto e Piracicaba/Jaguari) e executado o cadastramento de usuários nas bacias dos rios das Velhas, Paraopeba e São Francisco, além de outras ações.

A importância de projetos que integrem esforços do governo e sociedade civil foi destacada pelo secretário. "Esse ato é um investimento do Governo mas, na prática, exige que a sociedade, por meio dos Comitês de Bacia, dê sua contribuição para que o resultado seja alcançado", avaliou.

"A preocupação com a gestão das águas é uma realidade na nossa sociedade, diferentemente do passado, onde existia a cultura do desperdício. A água é um patrimônio de Minas e o Fórum das Águas é um evento que coloca em relevância essa riqueza natural do Estado", declarou o vice-governador Antonio Anastasia em seu pronunciamento.

Rio das Velhas

Outro documento assinado na abertura do 7º Fórum das Águas foi uma carta assinada por 19 prefeituras da Região Metropolitana de Belo Horizonte e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Os municípios foram convidados para reafirmar o compromisso entre Estado, prefeituras e comunidade a fim de aliar esforços e disponibilizar recursos para realização do Projeto Estruturador Revitalização do Rio das Velhas - Meta 2010.

"Esse compromisso demonstra claramente o empenho e preocupação da sociedade mineira e do governo em transformar o Rio das Velhas em um rio limpo. Somente a Copasa irá investir, até 2010, R$ 1, 2 bilhão na revitalização do Velhas. Além disso, todas as prefeituras estão investido em tratamento e coleta e esgoto", declarou José Carlos Carvalho. "Minas Gerais tem condições pelo seu conhecimento técnico, pela habilidade de seus agentes políticos, pelo empenho da sua sociedade civil e pela vontade da nossa gente de recuperar o Rio das Velhas. Este será o primeiro grande passo para a recuperação plena do Rio São Francisco, grande patrimônio nacional", completou Anastasia.

O 7º Fórum das Águas acontece do dia 24 a 28 de março. Durante o evento, acontecerão seminários e minicursos, além de debates sobre a Meta 2010, o lançamento do Mapa de Qualidade das Águas Superficiais de Minas, um bate-papo no Sisema sobre políticas e ações ambientais para o semi-árido mineiro e encontros dos Comitês de Bacias Hidrográficas e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

No dia 28 de março acontecem atividades voltadas para alunos de escolas públicas e municipais. A programação completa pode ser acessada clicando aqui.

25/03/2008
Fonte: Ascom / Sisema