Baixo Jequitinhonha recebe Caravana Ambiental

A Caravana Ambiental do Jequitinhonha está de volta e faz sua primeira parada, este ano, no Baixo Jequitinhonha, região onde predominam grandes propriedades rurais e a pecuária extensiva. O encontro acontece entre os dias 14 e 16 de maio, no município de Almenara, e será uma oportunidade para a comunidade local discutir e formular propostas para enfrentar os desafios ambientais da região. As atividades serão realizadas no Colégio Pitágoras (rua Fulgêncio Nogueira, 399, Centro), de 8h às 18h.

O programa é desenvolvido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) do Jequitinhonha. Nessa edição, além de Almenara, serão beneficiados os municípios de Salto da Divisa, Jordânia, Bandeira, Jacinto, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, Rubim, Rio do Prado, Palmópolis, Felisburgo e Jequitinhonha. Iniciada em junho 2007, a Caravana já atendeu 26 cidades do Vale. “A proposta é atender, até o final de 2008, todos os 56 municípios da região”, destaca a superintendente regional do Jequitinhonha, Eliana Machado.

Programação – A abertura do evento será com o Encontro de Pescadores do Baixo Jequitinhonha, na quarta-feira (14/05), às 8h30, que discutirá a sustentabilidade da atividade na região. Às 14h, o Sisema e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) debaterão sobre a responsabilidade técnica dos profissionais encarregados do gerenciamento ambiental dos empreendimentos potencialmente poluidores e degradadores do meio ambiente nos processos de regularização ambiental.

No segundo dia do encontro, os participantes irão debater sobre as diferentes formas de participação da sociedade na gestão das águas. “A região já está se mobilizando para criar o comitê da bacia, um espaço aberto à participação dos diferentes segmentos sociais nas decisões relacionadas a recursos hídricos”, informa Eliana Machado. O debate abordará, ainda, a atuação do Ministério Público na defesa da bacia do rio Jequitinhonha. À tarde, os gestores municipais discutirão com o grupo alternativas para a destinação adequada dos resíduos sólidos.

'Regularização Ambiental e Sustentabilidade no Campo’ é o tema do encontro entre o Sisema e os representantes da Cooperativa dos Produtores de Leite do Baixo Jequitinhonha (COOPLEAL) e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) da região, que acontece na sexta-feira (16/05). A última atividade será o ‘Encontro com Extratores de Areia do Baixo Jequitinhonha’, às 14h.

Durante os três dias da Caravana, o Plantão Ambiental disponibilizará atendimento para regularização ambiental, concessão de outorga e cadastro de uso insignificante da água, além de autorização para exploração florestal, cadastro de motosserra e trator, carteiras de pesca e liberação para queima controlada, entre outros serviços prestados pelo Sisema. Também será realizado trabalho de campo, para monitoramento de condicionantes do processo de licenciamento ambiental.

Data: 30/04/08
Fonte: Ascom / Sisema