Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam promove curso de capacitação do Fhidro

PDFImprimirE-mail

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove em Belo Horizonte, entre os dias 07 e 09 de maio, o ‘3º Curso de Capacitação para Elaboração de Projetos do Fhidro - Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais’. A atividade é direcionada aos representantes dos seis comitês mineiros das bacias hidrográficas do rio Doce e de dois comitês do rio Paranaíba.

O objetivo é capacitar os participantes para a elaboração de projetos que visem à melhoria da qualidade das águas nas bacias. Segundo o coordenador pedagógico do curso, Carlos Alexandrino dos Santos, a atividade visa, ainda, avaliar as políticas públicas destinadas à proteção e recuperação dos recursos naturais. “Os membros de comitês são responsáveis pela implementação da gestão das águas em suas respectivas bacias e também são responsáveis pelo encaminhamento do projeto ao Fhidro, mediante uma carta de recomendação aprovada pelo comitê”, explica.

O curso de capacitação é dividido em três módulos presenciais com acompanhamento de um tutor pela internet. Durante os cursos serão apresentadas as políticas nacional e estadual de recursos hídricos, além do roteiro de elaboração de projetos para o Fhidro e do modelo de prestação de contas ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), agente financeiro do Fundo. Ao final, os participantes apresentarão um projeto para avaliação dos ministrantes. O segundo módulo está agendado para os dias 11, 12 e 13 de junho e o encerramento, para os dias 06, 07 e 08 de agosto.

Curso

O ‘Curso de Capacitação para Elaboração de Projetos do Fhidro’ começou em setembro de 2007 e já beneficiou 19 bacias hidrográficas do Estado. O primeiro foi realizado no Sul de Minas para atender às oito bacias mineiras do rio Grande, que é de domínio federal. A segunda edição, que ainda está sendo realizada, começou no dia 09 de abril e terminará em junho, em Belo Horizonte. O curso está atendendo oito comitês mineiros da bacia do rio São Francisco e três da bacia do Paranaíba.

De acordo com Carlos Alexandrino, a proposta do Igam é a de realizar o curso em todas as 36 bacias hidrográficas do Estado. A atividade é uma das ações do Projeto Estruturador do Governo do Estado “Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas”, que tem como principal objetivo contribuir para a implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos.  

Ascom / Sisema
05/05/08

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades