Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Semana do Meio Ambiente premia ações de preservação

PDFImprimirE-mail

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), acontece nesta quarta-feira (04), às 10h, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Durante o evento serão entregues prêmios para aqueles que se destacaram na conservação da natureza e será lançado o Guia Turístico do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Outras atividades acontecerão até o dia 12 deste mês, entre elas o Ato Meta 2010, previsto para a quinta-feira (05), na Ponte Velha de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na solenidade de abertura, que comemora, também, o primeiro ano do CMRR, serão entregues o I Prêmio Estadual - Sustentabilidade e Gestão Ambiental Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos e o Diploma de Produtor Rural Modelo em Conservação da Natureza. O primeiro, é uma iniciativa da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) com apoio do CMRR. Um júri, constituído por especialistas selecionaram os três melhores projetos desenvolvidos por prefeituras, ONGs, entidades de ensino e demais instituições públicas que resultaram na implementação dos princípios da não geração, reuso e reciclagem de lixo.

Já o diploma, criado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), é entregue ao produtor rural que tenha se destacado com trabalhos de conservação da natureza. As ações foram indicadas pelos escritórios regionais do instituto e uma comissão formada por representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Agricultura, Emater e IEF avaliou qual o produtor desenvolveu atividades mais significativas.

Durante o evento, será lançado o Guia Turístico do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça que registra, por meio de fotos e textos, as belezas naturais, a fauna, a flora, os atrativos da unidade de conservação, sua infra-estrutura e principais atividades desenvolvidas tendo como público alvo o turista. A publicação, que fecha o primeiro ciclo de guias dos parques abertos no Estado, terá uma tiragem de 10 mil exemplares e será distribuída em bibliotecas, feiras internacionais e eventos da Secretaria de Estado de Turismo, além de prefeituras e agências de viagem voltadas para o ecoturismo.

Ainda na quarta-feira, às 14h, no 3º andar da sede do Sisema, acontece a abertura da exposição fotográfica comemorativa da Semana do Meio Ambiente promovida pela Sociedade Ornitológica Mineira (Som) e pelo Sistema. Neste evento será entregue o prêmio do 18º  concurso nacional Fotografe a Natureza.

Na quinta-feira (05), na Ponte Velha de Santa Luzia será realizado o Ato Meta 2010, a partir das 10h. O evento, uma parceria do Sisema com a Prefeitura de Santa Luzia, Comitê de Bacia do Rio das Velhas e Projeto Manuelzão, tem como objetivo informar a população sobre o desenvolvimento da implantação da Meta 2010, Projeto Estruturador do Governo de Minas voltado para a revitalização da bacia do Rio das Velhas. Integrantes do Projeto Manuelzão descerão o Velhas em barqueata até a ponte, onde será realizada solenidade em comemoração à semana do meio ambiente. No Local, serão instaladas tendas onde os parceiros da Meta 2010 irão expor as ações implementadas até o momento e informar ao público em geral sobre o Projeto.

Para quem se preocupa em saber como suas ações podem prejudicar o meio ambiente, no dia 5, computadores instalados no Minas Shopping e na portaria  da sede do Sisema (rua Espírito Santo, 495 - Centro) vão ajudar no cálculo da emissão de CO2 de cada indivíduo. Por meio de um programa específico, o público poderá responder perguntas sobre seus hábitos diários e ver a quantidade de gás carbônico que produz.

Na segunda-feira (09), o IEF inaugura as obras de infra-estrutura realizadas no Parque Estadual do Ibitipoca. Cerca de 2 milhões de reais foram investidos no parque para reforma e construção de novas instalações, que melhoraram ainda mais a infra-estrutura de apoio a visitantes e pesquisadores. Os recursos são do do Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata/MG).

Entre os dias 4 e 12 deste mês, na Estação Central do Metrô e no Minas Shopping, estarão expostas fotos que retratam a fauna e a flora de Minas Gerais. No metrô será possível ver registros feitos nos Parques Estaduais de Minas Gerais, sob a lente do fotógrafo Evandro Rodney. No shopping, está o acervo de Joaquim Martins da Silva Filho, que também registrou as belezas naturais do Estado. "A idéia é levar para o meio urbano fotos do que temos nas unidades de conservação de Minas e aguçar o interesse das pessoas em conhecê-las", destaca Rodney.

03\06\2008
Ascom\Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades