Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Produção Mais Limpa é tema de Seminário na Fiemg

PDFImprimirE-mail

Igam fala sobre Produção Mais Limpa (P+L) como Ferramenta de Preservação dos Recursos Hídricos no 1º Seminário de Produção e Consumo Sustentável, promovido pela Fiemg.

A Produção Mais Limpa (P+L) como Ferramenta de Preservação dos Recursos Hídricos foi o tema da palestra da diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Izabel Pedrosa de Melo, durante o 1º Seminário de Produção e Consumo Sustentável, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). O evento aconteceu nesta segunda-feira (23) na sede da Fiemg. Também foram apresentadas as ações do Fórum Mineiro de P+L e Consumo Sustentável.

Durante o Seminário, foram mostrados os instrumentos de gestão de recursos hídricos e colocados como desafios a redução no consumo e o uso racional da água. Para trabalhar a integração das ações de gestão de uso, controle, racionalização, conservação e proteção dos recursos hídricos, o Igam assinou convênio com a Fiemg e a Agência Nacional das Águas (Ana). A primeira etapa deste trabalho prevê oficinas com os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs). Uma das oficinas já foi realizada com o CBH Piranga e em julho está prevista outra com o CBH Santo Antônio.  

A secretária executiva do Fórum, Ana Luiza Dolabela, apresentou as ações do Fórum e explicou que "o enfoque tradicional, somente ligado ao controle de emissões, não é suficiente para garantir a qualidade ambiental". Ana Luiza ressaltou ainda que a poluição e a geração de resíduos são sinais de desperdício. "As empresas só têm a ganhar com a implantação de sistemas de P+L que, além de garantir a qualidade ambiental, otimizam seus custos e ganhos de produção", disse a secretária.  

Em 2008, o Fórum trabalhou com cinco Grupos de Trabalho (GTs), o de Políticas Públicas; Comunicação; Ciência e Tecnologia; Educação, Ética e Cidadania e Ações de P+L no setor produtivo. Os grupos trabalharam com a questão da P+L no setor de fundição. Os resultados dos trabalhos serão publicados ainda em 2008, em parceria com a Fiemg.   

Nosso Lixo de Cada Dia - Durante o Seminário na Fiemg, foi lançado o livro "Nosso Lixo de Cada Dia", de autoria da Analista Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ana Luiza Dolabela. 

O livro, com ilustrações de Emídio Filho, aborda a questão do lixo, sua produção e destinação, apresentando etapas para o Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Outra questão abordada no livro é a educação para a sustentabilidade a partir da prática da cidadania e do consumo consciente.  

Mais informações sobre o livro e também sobre como adquiri-lo, entrar em contato com a autora por meio dos telefones (31) 3378-7721, 9219-0412 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades