Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

79ª Semana do Fazendeiro discute agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável

PDFImprimirE-mail

Diversos assuntos relacionados à conservação do meio ambiente são temas dos cursos ministrados pelos técnicos do Sisema.

Começou neste domingo (13) a 79ª Semana do Fazendeiro, evento de extensão rural pioneiro no Brasil. O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) participou da abertura oficial da Semana, que aconteceu no Espaço Cultural Fernando Sabino, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, Minas Gerais.

Na solenidade de abertura, o vice-diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Geraldo Fausto da Silva, destacou os quase quarenta anos de participação do IEF na Semana do Fazendeiro. “É sempre um orgulho para a nossa Instituição estar presente em um dos eventos mais tradicionais do nosso país”, afirmou. Fausto também lembrou que o tema escolhido para este ano, agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável, além de ser bastante atual, está muito ligado aos trabalhos desenvolvidos pelos órgãos do Sisema.

Em seu discurso, o reitor da UFV, professor Carlos Sigueyuki Sediyama, destacou a parceria da universidade com o Sisema, em especial com o IEF. “A UFV agradece o apoio do Instituto, não só para a universidade, mas pela atuação do órgão na Zona da Mata mineira, através de seu trabalho com o reflorestamento, racionalização do uso das florestas, pela atuação da Força-Tarefa do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) na região e pela preservação do meio ambiente”, observou.

Semana do Fazendeiro – A Semana do Fazendeiro é promovida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e tem o apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Na programação do evento, que acontece até 18 de julho, estão previstos cursos em diversas áreas, exposição de máquinas, equipamentos e artesanatos, Clínica Tecnológica, prestação de serviços e atividades culturais. 

Este ano, o Sisema participa da Semana do Fazendeiro com um estande institucional. O espaço foi montado com base no tema do evento, destacando os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos estaduais de meio ambiente. No estande, serão distribuídas ao público mudas catalogadas de diversas espécies e expostos trabalhos sobre fomento florestal. Além disso, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) instalou no local um balcão de atendimento para a regularização do uso da água, como uma das ações da Campanha de Regularização do Uso de Recursos Hídricos em Minas Gerais - Água: Faça o uso legal.

O Sisema também é responsável por cinco cursos agendados para o evento: “Fomento Florestal para pequenos e médios produtores rurais”, “Educação Ambiental, Transversal e Holística”, “A Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos”, “Ecologia Interior” e “Avaliação de Impacto Ambiental em Atividades Agropecuárias”. As inscrições para os cursos podem ser realizadas no site da Semana do Fazendeiro: www.semanadofazendeiro.ufv.br

 

 

Fonte: Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades