Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Workshop discute o tema água e diversidade cultural

PDFImprimirE-mail

O encontro irá reunir, em Governador Valadares, pesquisadores, professores, estudantes, movimentos sociais, técnicos, gestores públicos e representantes de empresas para discutir e ampliar a percepção dos vários valores e significados das águas.

O significado cultural da água e sua relação entre comunidades, territórios e rios serão discutidos de forma pioneira no Brasil no workshop ‘Água, Diversidade Cultural e Território’. O evento será realizado em Governador Valadares, nos dias 17 e 18 de fevereiro, pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), com o apoio do Governo de Minas e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A participação é gratuita e os interessados já podem fazer as inscrições no site www.univale.br.

O workshop foi estruturado tendo como referência o programa da Unesco ‘Água e Diversidade Cultural’, lançado na Austrália em 2007, durante o 10º Seminário Internacional sobre os Rios. O principal objetivo deste programa internacional é valorizar e incorporar o conhecimento e a cultura das comunidades locais sobre o uso sustentável e significado cultural das águas em projetos governamentais e da iniciativa privada.

Participam do evento a professora da Universidade do Norte do Texas (EUA) e gestora do programa da Unesco, Irene Klaver, e especialistas das áreas de recursos hídricos, história, antropologia, arqueologia, literatura, economia, arquitetura, ciências biológicas e direito, além de lideranças regionais envolvidas com a temática.

“A água está diretamente relacionada com diversidade cultural, no presente e na história: rituais, sistemas de produção, expressões artísticas, biodiversidade, modos de viver e organizar a vida social. Não é uma relação simples”, esclarece o organizador do workshop e coordenador do Núcleo de Estudos de História e do Território da Univale, Haruf Salmen.

O membro do programa da Unesco ‘Água e Diversidade Cultural’, Cláudio Guerra, ressalta que o workshop é uma primeira iniciativa com vista a concretizar o projeto “Cultura do Rio Doce”, um desdobramento do programa na região. “Por sua privilegiada localização às margens do Doce, a Univale poderá ser base estratégica para os primeiros passos de implantação do Projeto ‘Cultura do Rio Doce’ que será impulsionado pela parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais”, opina.

Belo HorizonteDando continuidade ao projeto, será realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, no dia 19 de fevereiro, a palestra "O Programa Água e Diversidade Cultural da UNESCO". A palestra será ministrada pela professora Irene Klaver, de 14h às 17h, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Campus Pampulha. A participação é gratuita e aberta ao público.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou pelo telefone (31) 3285.2239 – (31) 9926.6109

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades