Sul de Minas comemora Semana das Águas

Programação inclui diversas atividades, dentre atrações culturais, educativas e prestações de serviços para a comunidade.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Prefeitura Municipal de Lambari, no sul de Minas, promovem, nos dias 16 a 22 de março o projeto "Lambari no Movimento das Águas". A abertura oficial do evento acontecerá na sexta-feira, dia 20, às 9 horas no Parque das Águas.

As atividades programadas são para todas as idades e envolvem atrações culturais, educativas e prestações de serviços para a comunidade. Dos dias 16 a 19, O Parque Estadual Nova Baden (PENB) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) recebem grupos escolares para visitação. Além disso, no dia 20, junto à abertura no Parque das Águas, haverá orientações ambientais para a população através de stands do IEF, Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

A gerente do Parque Estadual Nova Baden, Evânia Santana, enfatiza a necessidade de eventos que tenham um caráter educativo. "A iniciativa é importante porque promove integração com outras instituições também ligadas à conservação das águas e a mobilização da comunidade local e dos visitantes para uma melhor conscientização. A cidade é uma estância hidromineral, deve fazer parte do dia-a-dia das pessoas um maior cuidado e valorização das águas", completa a gerente.

Em homenagem ao dia internacional das águas, 22 de março, o Parque Estadual contará com uma programação diferenciada, o "Domingo no Parque". Entre as atividades realizadas, será divulgado o filme do Projeto Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata), o documentário "Uma verdade inconveniente", e apresentações musicais e teatrais.

De acordo com Evânia Santana, a intenção é que o "Domingo no Parque" ocorra mais vezes durante 2009. "No dia 27 de setembro, o Parque irá comemorar 15 anos de funcionamento e, em comemoração, a gerência está organizando vários atrativos além dos que a unidade de conservação já oferece", observa a gerente.

O projeto "lambari no movimento das águas" conta com iniciativa da Prefeitura de Lambari e Parque Estadual Nova Baden, além do apoio das Secretarias Municipais de Turismo e Cultura de Lambari, COPASA - Águas Minerais de Minas Gerais, CW3 Comunicação e Web, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Parque Estadual Nova Baden

A Unidade de Conservação de Proteção Integral funciona de forma efetiva há quinze anos e é a única aberta oficialmente à visitação no Sul de Minas Gerais. O parque conta com inúmeros eventos educativos e culturais, e vários atrativos, entre eles a Cachoeira Sete Quedas e o Casarão construído em 1889.

Observam-se no Parque diversas espécies endêmicas e raras, como a perereca Phasmahyla cochranae e o sagui-da-serra-escuro Callithrix aurita. O evento "Domingo no Parque" pretende reforçar as ações de conservação do Parque Estadual Nova Baden, contribuindo para que moradores de Lambari e região possam  conhecer a área legalmente protegida e valorizá-la.