IEF E Igam debatem Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais

Acontece nesta segunda-feira (23), às 18h, no auditório da Escola Municipal Geraldo Luís de Castro,em Santo Antônio do Monte (Centro-Oeste do Estado), o 1º Simpósio de Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais. O evento é uma realização da Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Agropecuária em parceria da Diretoria de Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

No encontro, técnicos do Igam e IEF irão realizar palestras e abordar temas como regularização do uso dos recursos hídricos, outorgas, averbação de reserva legal e a importância da reserva florestal e áreas de preservação. Santo Antonio do Monte é o primeiro município do Estado de Minas Gerais a realizar o encontro conjunto entre o Igam e o IEF para tratar sobre Licenciamento Ambiental para propriedades rurais. “O encontro nasceu porque sentimos a necessidade de discutir o assunto, já que inúmeros proprietários rurais surgiram com dúvidas sobre regularização. O simpósio é um meio de sanar as questões com informação”, relata o chefe do departamento de meio ambiente de Santo Antonio do Monte, João Alves Lacerda Júnior.

O Gerente de Projetos de Pesquisa em Biodiversidade do IEF, José Medina, comenta sobre a importância do simpósio. “É a partir dele que se torna possível conscientizar e informar donos e supervisores de propriedades rurais a respeito da importância da regularização e licenciamento ambiental perante os órgãos oficiais”. João Alves acredita que o evento trará bons resultados. “Esperamos que com isso outros municípios também adotem atitude semelhante e informem os donos de propriedades, para que o Estado alcance um número maior de regularização ambiental”, finaliza.

Segundo dados do Sindicato Rural e da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Santo Antonio do Monte tem aproximadamente 2 mil e quinhentos proprietários e três mil propriedades rurais, entre fazendas, sítios e chácaras.

Fonte: Ascom/ Sisema