Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Industrias apresentam propostas de contribuições para a Meta 2010

PDFImprimirE-mail

As ações da indústria relacionadas à Meta 2010 fizeram parte das discussões do mini curso "A Indústria Mineira e a Gestão das Águas" realizado dentro da programação do 8º Fórum das Águas, que acontece de 23 a 27 de março em Belo Horizonte.

As ações da indústria relacionadas à Meta 2010 fizeram parte das discussões do mini curso "A Indústria Mineira e a Gestão das Águas" realizado dentro da programação do 8º Fórum das Águas, que acontece de 23 a 27 de março em Belo Horizonte. O evento, realizado nesta terça-feira (24) na Sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), contou com a participação dos setores produtivos e representantes do governo de Minas Gerais.

Na abertura, o gerente de meio ambiente da Fiemg, Wagner Costa, apresentou a "Meta 2010", incorporada pelo Estado de Minas Gerais em 2007 como Projeto Estruturador para Revitalização do Rio das Velhas e ressaltou o papel das indústrias para que os objetivos do projeto sejam alcançados. "Desde 2004 a Fiemg vem trabalhando junto às indústrias mobilizando-as para a Meta 2010, no sentido de cumprir corretamente com as questões ambientais, com o licenciamento  e com ações como a redução e a reutilização do uso da água em seus processos produtivos", ressaltou Wagner.

Como ação concreta, o gerente de meio ambiente anunciou a contratação pela Fiemg de uma empresa que fará o levantamento das indústrias mineiras e os processos adotados por elas, e que podem contribuir para o alcance das metas do projeto estruturador. "Alguns setores têm feito ações isoladas como o setor de panificação, que está fazendo a substituição de sacolas plásticas e o recolhimento de óleo vegetal. Os resultados são pontuais, mas muitas indústrias têm realizado ações", disse.

Costa apresentou também algumas propostas das indústrias como uma maior articulação entre governo e demais atores para alinhamento das ações em prol da Meta 2010; a construção de um banco de dados consistente, contendo as informações já fornecidas pelas indústrias ao órgão ambiental; a integração da rede de monitoramento da qualidade das águas; a criação de um sistema integrado para alerta de cheias na bacia e o alinhamento das atividades de educação ambiental das indústrias com os objetivos da Meta 2010. "São ações pontuais, mas que pelo porte dos empreendimentos, têm grande efeito para o Projeto Estruturador", salientou.

Indústrias como a Arcelor Mittal Ações Longos, V & M do Brasil, Cedro Cachoeira e Vale, apresentaram ações concretas que vêm contribuindo para os objetivos da Meta 2010. Projetos como tratamento e redução do consumo de água, controle de parâmetros do descarte de efluentes, recuperação de mata ciliar, estações de tratamento para reaproveitamento de água pela própria planta industrial, reciclagem e reuso de água na indústria têxtil, trabalhos de conscientização para mudança de comportamento dos funcionários, de escolas e visitas às fábricas, reaproveitamento do lodo do processo têxtil para o reaproveitamento agrícola, foram algumas ações apresentadas pelas empresas em seus processos produtivos.

A superintendente de coordenação técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Simone Rolla, elogiou o trabalho apresentado pelas indústrias e ressaltou a política de meio ambiente adotada pelo Estado de Minas Gerais. "O Governo de Minas abraçou esse Projeto Estruturador de revitalizar a bacia do rio das velhas e quer mostrar que, junto com o setor produtivo é possível fazer o reenquadramento do rio para Classe II, alçando assim os objetivos da Meta 2010", finalizou.

Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades