Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Plano do Doce é discutido em consultas públicas

PDFImprimirE-mail

Começa no dia 17 de agosto a segunda série de consultas públicas referentes ao Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce. Os encontros acontecem em seis municípios mineiros e três capixabas e têm como objetivo apresentar o prognóstico da bacia, ou seja, os cenários futuros referentes à qualidade e a disponibilidade de água na região. Os participantes também poderão esclarecer dúvidas sobre todo processo de elaboração do plano e contribuir com sugestões de ações para a melhoria da qualidade ambiental da bacia. 

A primeira consulta acontecerá em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira. Ainda em Minas Gerais serão realizadas consultas em Santana do Manhuaçu (18/08), Caratinga (19/08), João Monlevade (20/08) e Itambé do Mato Dentro (21/08). No Espírito Santo, as reuniões acontecerão em Colatina (25/08), São Gabriel da Palha (26/08) e Afonso Cláudio (27/08). O encerramento será em Governador Valadares, leste de Minas, no dia 28 de agosto, onde acontecerá uma reunião conjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Suaçuí e do CBH-Doce.

De acordo com a gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Célia Fróes, é muito importante que a comunidade da bacia participe das reuniões para que o plano reflita, efetivamente, as expectativas da sociedade local. "A participação da sociedade é fundamental para que possamos construir um plano acordado e de implementação viável", defende a gerente.

A primeira série de consultas públicas aconteceu em dezembro de 2008, quando foi apresentado o diagnóstico da bacia. A última série das reuniões acontecerá no final de 2009 e discutirá a versão consolidada do Plano, com diretrizes, metas e programas de investimento para a região. 

Planejamento

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce é um instrumento de gestão das águas. O documento contemplará metas comuns para a bacia, intervenções que deverão ser empreendidas para recuperação e preservação dos recursos naturais e diretrizes para implementação dos demais instrumentos de gestão. Também será estabelecido um arranjo institucional da bacia, a montagem do programa de investimentos e um roteiro de implementação do Plano. 

Segundo Célia Fróes o Plano abrange a bacia do rio Doce, incluindo seis bacias afluentes mineiras e três no Espírito Santo. “A previsão de conclusão é para o fim de 2009 e a expectativa para a implantação dos programas e ações é de 10 anos”, afirma a gerente.   A elaboração do plano é uma parceria do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) e Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio dos Comitês de Bacia Hidrográfica.

Bacia Hidrográfica do Rio Doce

A bacia hidrográfica do rio Doce possui uma área de drenagem de aproximadamente 86.715 km², dos quais 86% pertencem ao Estado de Minas e 14% ao Espírito Santo, abrangendo 230 municípios e uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes. 

O rio Doce nasce em Minas Gerais, nas serras da Mantiqueira e do Espinhaço. Suas águas percorrem cerca de 850 km até atingir o oceano Atlântico, no povoado de Regência, no Espírito Santo. Os principais afluentes do rio Doce pela margem esquerda são os rios do Carmo, Piracicaba, Santo Antônio, Corrente Grande e Suaçuí Grande, em Minas Gerais;  São José e Pancas no Espírito Santo. Na margem direita são os rios Casca, Matipó, Caratinga/Cuieté e Manhuaçu em Minas Gerais; Guandu, Santa Joana e Santa Maria do Rio Doce no Espírito Santo. 

Calendário de Reuniões:

17/08/2009 – PONTE NOVA
Local: AMAPI
Horário: 14:00 hs
Endereço: Rua Jaime Pereira, 127 – B. Progresso (Pacheco) - Ponte Nova-MG

18/08/2009 – SANTANA DO MANHUAÇU
Local: CAMARA MUNICIPAL DE  SANTANA DO MANHUAÇU
Horário: 13:00 hs
Endereço: rua Lopes Abelha, nº 01, Centro - Santana do Manhuaçu/MG

19/08/2009 –  CARATINGA
Local: Salão da UNEC – Centro Universitário de Caratinga
Horário: 13:00 hs
Endereço: Auditório Celso Simões Caldeira, Av. Moacir de Matos, 89, Centro

20/08/2009 – JOÃO MONLEVADE
Local: Auditório da AMEPI
Horário: 13:00 hs
Endereço: Rua Santa Lúcia, 291 - Bairro Aclimação - João Monlevade/MG

21/08/2009 – ITAMBÉ DO MATO DENTRO
Local: Auditório da Prefeitura Municipal
Horário: 09:30 horas
Endereço: Rua Principal, nº 71, Itambé do Mato Dentro/MG

25/08/2009 –COLATINA/ES
Local: Mini-auditório do IFES Campus de Colatina
Horário: 09:00 horas
Endereço: Bairro Santa Margarida – Colatina - ES (antigo CEFET de Colatina)

26/08/2009 – SÃO GABRIEL DA PALHA
Local: Auditório da Escola Chapeuzinho Vermelho
Horário: 13:00 horas
Endereço: próximo a Igreja Matriz, Centro, São Gabriel da Palha – ES 

27/08/2009 – AFONSO CLÁUDIO
Local: Auditório do Sindicato Rural Patronal  (ao lado da Escola São José, próximo a Casa de Artesanato Municipal)
Horário: 09:00 horas
Endereço: Avenida Eliezer Lacerda Fafá, nº 46, Bairro São Tarcísio - Afonso Cláudio – ES

28/08/2009 – Reunião conjunta CBH-Suaçuí e CBH-Doce
Município: GOVERNADOR VALADARES
Local: Prefeitura Municipal de Governador Valadares-MG
Horário: 10:00 horas
Endereço: Rua Marechal Floriano, 905 – Centro – CEP: 35010-141


Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades