Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprova a criação de mais dois Comitês de Bacia

PDFImprimirE-mail

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) aprovou, em reunião de plenário desta quarta-feira (19) a criação de mais dois Comitês de Bacia Hidrográfica no Estado: o dos Afluentes Mineiros do Rio São Mateus e dos Afluentes Mineiros do Alto Jequitinhonha. Com isso, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) completa a formação de 36 CBHs, o que adianta a meta do Projeto Estruturador “Consolidação da Gestão em Bacias Hidrográficas” prevista para ser alcançada até 2010. 

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, a aprovação é muito importante para Minas. “Alcançamos a meta determinada pelo Projeto Estruturador. Além disso, sem a criação dos comitês, nenhum dos instrumentos previstos nas leis federal e estadual para gestão dos recursos hídricos poderia ser estabelecido”, ressalta. “A criação dos dois últimos CBHs conclui um trabalho de 11 anos do Igam, para a formação dos 36 Comitês, que são fundamentais dentro da perspectiva da gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos”, destaca a diretora de Gestão dos Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Luiza de Marilac.

Luiza explica que além do trabalho empenhado na criação dos Comitês o Igam tem ações contínuas para o fortalecimento desses colegiados. Periodicamente são oferecidas oficinas para capacitação dos membros na gestão e planejamento das ações na bacia. Está em andamento o Projeto Construindo a Gestão das Águas, que trabalha ações de fortalecimento dos comitês por meio de treinamentos específicos voltados para os membros . Em 2009 o projeto tem trabalhado com os oito Comitês da Bacia do Rio Grande e ainda tem previstos trabalhos na Bacia dos Afluentes do Rio Paranaíba e do Jequitinhonha.

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Jequitinhonha, Paulo Sérgio Torres Procópio comemorou o resultado. “Esse é o reconhecimento do esforço da comunidade que se envolveu no trabalho. É o engajamento da sociedade em benefício da região”, destaca.

Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Jequitinhonha

A Bacia dos Afluentes Mineiros do Alto Rio Jequitinhonha situa-se nas mesorregiões do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, onde estão municípios como Grão Mogol e Diamantina. Abrangendo um total de 10 cidades e com uma área de drenagem de 19.803 km². A bacia possui uma população estimada em mais de 100 mil habitantes. 

O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre dois e dez litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia foi considerado bom, sendo os resultados de 2005 os melhores de toda a série histórica de monitoramento. 

Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio São Mateus

A Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus está inserida na mesorregião do Vale do Mucuri e Doce, onde estão municípios como Teófilo Otoni e Mantena. Abrange um total de 13 cidades e uma área de drenagem de 5.682 km², a bacia possui uma população estimada de 102.815 habitantes. O clima é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre dois e dez litros por segundo por quilômetro quadrado.


Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse e ouça: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_audio.php?cod_audio=6824
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades