CBH Piracicaba lança site com informações ambientais

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH Piracicaba) disponibilizará na internet informações socioambientais da bacia, ações do Comitê e notícias de interesse para a região. O lançamento do sítio eletrônico (www.cbhpiracicaba.org.br) será nesta quinta-feira (27), às 8h30, durante a 39ª reunião ordinária do Comitê, em Nova Era, a 137 quilômetros de Belo Horizonte.

No novo site será possível acessar a caracterização da bacia do rio Piracicaba, um dos principais afluentes do rio Doce, os mapas com a divisão hidrográfica do Estado, conhecer os 21 municípios integrantes da bacia e acompanhar a elaboração do plano diretor de recursos hídricos para a região, que faz parte do Plano Integrado da Bacia do Rio Doce. Também estão acessíveis a composição do Comitê e suas competências, além da legislação de recursos hídricos, estudos e publicações.

Para o presidente do CBH Piracicaba, Luiz Antônio dos Santos, o sítio é um instrumento importante na consolidação da política pública das águas na bacia e um canal de diálogo permanente entre a comunidade local e o Comitê. "O espaço irá aumentar a transparência da gestão local de recursos hídricos, dar publicidade às ações, além de divulgar as potencialidades e os problemas da bacia", complementa.

O CBH Piracicaba foi criado em 17 de fevereiro de 2000 e é composto por 72 membros, de quatro segmentos: 18 representantes do poder público estadual, 18 do municipal, 18 dos usuários e 18 da sociedade civil. Os membros estão habilitados legalmente para discutir a situação dos mananciais e os problemas ambientais na bacia, definir prioridades na aplicação de recursos, mediar conflitos pelo uso da água e, dentre outras coisas, aprovar e acompanhar a execução do Plano Diretor de Recursos Hídricos para a região.

Reunião

A reunião ordinária do CBH Piracicaba também discutirá os resultados do cadastro de usuários de água, realizado na bacia no período de março a julho, e o processo eleitoral do Comitê, que deve acontecer neste segundo semestre. Será apresentado o Programa de Preservação de Nascentes desenvolvido pelo Instituto de Auto Desenvolvimento (IAD), além do tema "Consórcio: Uma alternativa de gestão associada". Os membros irão discutir, ainda, sobre os projetos que visam aos recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). A reunião do comitê é aberta ao público.

Bacia do rio Piracicaba

Um dos principais afluentes do rio Doce, o rio Piracicaba nasce no município de Ouro Preto, a 1680m de altitude e percorre 241 Km até desaguar no Rio Doce, na divisa dos municípios de Ipatinga e Timóteo. A bacia tem uma área de 6 mil Km² e abriga 21 municípios e cerca de 800 mil pessoas. A economia é baseada em três atividades interligadas, a mineração, o reflorestamento com eucaliptos e siderurgia. "Os recursos naturais sempre foram elementos chaves no processo de desenvolvimento da região, onde está o maior complexo siderúrgico da América Latina e um dos mais importantes pólos da economia mineira", explica Luiz Antônio dos Santos

Lançamento do Site do CBH Piracicaba
39ª Reunião Ordinária do Comitê

Data: 27 de agosto de 2009
Hora: 08h30min
Local: Centro de Educação Ambiental (CEAM), às margens da Lagoa São José, em Nova Era.

Tel (31) 3852-1066

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.