Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Sisema e CBHs promovem discussão de gestão de Recursos Hídricos em Minas

PDFImprimirE-mail

Nesta quarta-feira (26) o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e os Fóruns Nacional e Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas realizaram a abertura do Seminário de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e o Lançamento do Encontro Nacional de?Comitês de Bacias Hidrográficas. O Secretário Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, destacou a importância dos debates tanto no seminário quanto no encontro a fim de mobilizar maior participação de todos em prol da preservação das águas. "Caminhamos em passos mais lentos do que gostaríamos, mas sempre de forma a avançar, o que só é possível com a mobilização de todos e a crença nos Comitês", afirma.

Além do Secretário, estavam presentes na cerimônia, que aconteceu no Sesi Betim, o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Antônio Thomás da Mata Machado, o Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo Antônio, a diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Pedrosa de Melo, e autoridades representantes de instituições parceiras como os Ministérios da Integração e do Meio Ambiente, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, a Agência Nacional das Águas, entre outras.

Na abertura, Antônio Thomás ressaltou que o Seminário de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, que acontece até amanhã, 28, objetiva discutir ações que já têm sido tomadas naquela Bacia, como também debater novas posturas que se pretende adotar. "Existe uma série de fatores que foram identificados, dentre obras da iniciativa privada e do Estado, e que agora podem ser analisados para trabalharmos, então, com a revitalização em si", explica. O presidente acrescenta que as questões principais do seminário são o estabelecimento de indicadores de qualidade e prazos para alcançá-los e sugere o enquadramento como alternativa eficaz na revitalização.

Os presentes comemoraram o lançamento da décima primeira edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que será realizada entre os dias 9 e 13 de novembro, no Center Convention, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Nele, serão debatidos temas relacionados à conservação, preservação e utilização racional dos recursos hídricos do país. "Trazer o evento para Minas é muito gratificante. Nosso estado já tem grande destaque, com 36 Comitês e um planejamento muito bom e realizar o Encontro em Uberlândia promove ainda mais o trabalho feito em Minas", assegura o coordenador do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mário Dantas.

Nessa edição, será dada atenção especial para a participação de estudantes, como sugere Wilson Shimizu, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, que abrange a região de Uberlândia. "Devemos direcionar algo para o setor estudantil, na cidade há uma universidade federal e várias outras faculdades com cursos relacionados ao tema. Nesse encontro temos que reforçar o papel da academia na gestão das águas", infere.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades