Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Consulta pública discute Plano Diretor da Bacia do Rio Verde

PDFImprimirE-mail

A primeira consulta pública referente ao Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Verde será realizada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) nesta quinta-feira (15) na cidade de São Lourenço, região Sul do Estado. O encontro tem como objetivo apresentar os aspectos relacionados ao diagnóstico da bacia, por meio da exibição de relatórios realizados sobre o cenário atual e o que pode ser modificado para efetuar melhorias referentes à qualidade e a disponibilidade de água na região.  

A partir das consultas publicas é elaborado um prognóstico, documento que incorpora os cenários futuros referentes à qualidade e a disponibilidade de água na região. A previsão é que o documento seja elaborado até 25 de novembro deste ano. A apresentação final do Plano está prevista para 26 de março de 2010. 

O Plano será discutido na consulta por membros da sociedade, do Sisema, da Emater, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), da Agência Nacional de Águas (ANA) e das prefeituras dos municípios relacionados. 

O analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Rodrigo Mundim, destaca que a participação da sociedade é fundamental. “É essencial a participação de todos, pois possibilita a discussão sobre a elaboração do plano, o esclarecimento de dúvidas e a contribuição através de sugestões de ações para a melhoria da qualidade ambiental da bacia.” 

Planejamento

O Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Verde é um instrumento de planejamento contínuo e dinâmico, numa visão de longo prazo, definido em cenários, de forma a permitir uma gestão compartilhada do uso integrado dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. O Plano Diretor busca definir objetivos de qualidade e quantidade de água na bacia, para propor prioridade de ações escalonadas no tempo e no espaço, com as respectivas avaliações de custos, para compor o modelo de gerenciamento integrado de recursos hídricos da bacia, sob a ótica do desenvolvimento sustentável. 

O Plano abrange 31 municípios, sendo eles Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo da Cachoeira, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cristina, Cruzília, Dom Viçoso, Elói Mendes, Itamonte, Itanhandu, Jusuânia, Lambari, Monsenhor Paulo, Olímpio Noronha, Passa Quatro, Pedralva, Pouso Alto, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, São Thomé das Letras, Soledade de Minas, Três Corações, Três Pontas, Varginha e Virgínia. 

Bacia Hidrográfica do Rio Verde


A Bacia Hidrográfica do Rio Verde situa-se na mesorregião Sul-sudoeste e abrange um total de 23 sedes municipais. Com uma população total estimada de 423.449 habitantes e uma área de drenagem de 6.924 km².  

A bacia possui clima úmido, apresentando de um a dois meses secos por ano e disponibilidade hídrica entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. A média anual do Índice de Qualidade das Águas (IQA) ao longo do rio Verde em 2008 manteve-se no nível médio. A Contaminação por Tóxicos (CT) nos 10 pontos de monitoramento ao longo do curso d’água foi baixa.  

Serviço

 1°Consulta Pública
Data: 15/10/2009
Horário: 13h
Local: Câmara Municipal de São Lourenço
Alameda Dr. Gabriel Avsir, 58, Centro - São Lourenço/MG
Informações: (31) 3282.0353

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades