Uberlândia é palco de discussões nacionais sobre o uso correto da água

A partir de segunda (09/11), a cidade de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro, sediará a décima primeira edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). Representantes de segmentos atuantes no trabalho de conservação e uso sustentável dos recursos hídricos em todo o país participarão do evento que terminará no dia 13.

O Encob é promovido pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A estimativa é que participem do evento cerca de duas mil pessoas entre membros dos Comitês, Associações e Consórcios e representantes de governos municipal, estadual e federal, organizações não governamentais (Ongs), centros de pesquisas e universidades.

O Encontro é o principal palco nacional para articulação entre os comitês de bacias hidrográficas, discussão e avaliação da política nacional de recursos hídricos. O tema central em 2009 será “Compartilhando as águas: Compromissos e responsabilidades”. Nos diversos cursos, oficinas e conferências que serão realizadas durante o Encob, a gestão participativa e integrada das águas serão o principal foco das discussões.

Na programação, há três conferências: 'Compromissos e Responsabilidades: O Pacto Federativo pelas Águas', 'Serviços Ambientais e Proteção das Águas' e 'Saneamento e as Metas do Milênio', que acontecerão sempre a tarde. Durante as manhãs, os participantes poderão participar das oficinas que abordarão aspectos da gestão de recursos hídricos como planos de bacia e enquadramento de corpos d´água. Na sexta, acontecerão visitas técnicas a localidades próximas a Uberlândia onde são desenvolvidas ações para a conservação de recursos hídricos.

Durante toda semana, eventos paralelos serão realizados durante o Encob, entre eles reuniões das Câmaras Técnicas de Assuntos Legais e Institucionais (CTIL) e de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Também acontecem os Encontros de Administradores Municipais e o de Comitês Interestaduais além de reuniões dos Fóruns Nacionais de Órgãos Gestores e da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Mais informações sobre o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas podem ser encontradas na internet, no endereço www.encob.org.br

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.