Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Minas assume cadeira no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

PDFImprimirE-mail

A participação de Minas Gerais nos mecanismos nacionais de gestão de recursos hídricos foi fortalecida após o 11º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), realizado entre os dias 09 e 13 de novembro, em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro. O Estado assumirá a coordenação adjunta do Fórum Nacional de Comitês no biênio 2010/2011, após a eleição de Mário Dantas, também coordenador do Fórum Mineiro. A coordenação geral do Fórum permanece com Lupércio Ziroldo Antonio que foi reeleito. 

A Assembléia Geral anual dos Comitês de Bacia do Brasil, que encerrou o Encob, teve a participação de representantes de 105 comitês instalados no Brasil. Atualmente, existem 168 em funcionamento em 19 estados brasileiros. Minas Gerais é o Estado com o maior número de comitês, totalizando 36. 

Nos cinco dias de atividades do Encob, os 1056 participantes assistiram palestras, apresentações de experiências desenvolvidas em 21 comitês de todo o Brasil e participaram de mini-cursos e visitas técnicas. Destaque para as apresentações dos trabalhos desenvolvidos em Minas Gerais na revitalização do rio das Velhas, na implantação da cobrança pelo uso da água nas bacias dos rios Piracicaba e Jaguari, na divisa com São Paulo, na conservação de recursos hídricos na bacia do rio Pará, além da experiência na gestão integrada na bacia do rio Doce. 

A diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Izabel Pedrosa de Melo, observa que a realização de um evento como o Encob, além do envolvimento dos participantes, é importante para despertar o interesse de todos para a importância da gestão das águas. “É um momento de conhecimento e, principalmente, de crescimento”, destaca. 

Segundo Lupércio Ziroldo, o Encontro mostrou efetivamente que os comitês já se firmaram como a base do Sistema de Recursos Hídricos Nacional. “A integração e compartilhamento dos trabalhos realizados refletem claramente a necessidade de amplificar as discussões do tema água dentro do cenário de desenvolvimento brasileiro”, afirma. O presidente do Fórum Nacional de Comitês informa que cerca de 20 mil pessoas estão envolvidas em todo o Brasil na gestão participativa das águas. 

Realizado anualmente, o Encob é o principal mecanismo de articulação entre os comitês de bacias hidrográficas e cenário para discussão e avaliação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Além de representantes dos comitês, o evento reúne governos municipal, estadual e federal, organizações não governamentais (Ongs), centros de pesquisas e universidades. A próxima edição acontecerá no segundo semestre de 2010, no Ceará.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades