Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Seminário discute monitoramento da qualidade das águas

PDFImprimirE-mail

A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e o Projeto Manuelzão, realiza o “1º Seminário Mineiro de Encontro das Águas (Semeáguas) - Qualidade Ecológica dos Ambientes Aquáticos: Novas Diretrizes para Classificação e Enquadramento”. O evento acontece em Belo Horizonte nesta sexta-feira (20), de 8h às 18h30, no Auditório do Cetec, na avenida José Cândido da Silveira, 2000, Horto.

“O evento discutirá experiências e propostas para um novo modelo de monitoramento, classificação e enquadramento dos cursos d’águas em Minas Gerais”, explica a gerente de Monitoramento e Geoprocessamento do Igam, Zenilde Guimarães Viola. Segundo a gerente, a nova proposta é avaliar não somente a qualidade da água de um corpo hídrico, mas todo o ambiente aquático, incluindo a biota ali existente como flora e fauna.

O estabelecimento de novas diretrizes para classificação e enquadramento dos corpos de água em Minas é uma exigência da Deliberação Normativa - DN Nº 1/2008, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). A norma será apresentada na abertura das atividades por Zenilde Viola. 

Durante o Seminário, o pesquisador e coordenador do Departamento de Ecologia de Ambientes Aquáticos do Instituto alemão Emscher Genossenschaft-Lippverband Mário Michel Sommerhäuser discutirá o tema “A experiência européia na avaliação da qualidade ecológica dos ambientes aquáticos continentais”. O pesquisador Robert Hughes, da Oregon State University, apresentará a experiência dos Estados Unidos no desenvolvimento de uma metodologia para medir a qualidade ecológica de seus cursos de água. 

À tarde será criado Grupo de Trabalho Multidisciplinar (GTM), como determina a DN1/2008, que será responsável pela definição das diretrizes que darão base ao novo modelo de monitoramento. Participam do grupo representantes dos órgãos públicos estaduais, centros tecnológicos, universidades, entidades usuárias de água e sociedade. 

Informações:
CETEC
(31) 3489-2221

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades