Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Comitês discutem plano integrado da bacia do rio Doce

PDFImprimirE-mail

Os integrantes dos comitês da bacia hidrográfica do rio Doce se reúnem nesta quinta-feira (03/11), em Governador Valadares, para analisar e aprovar a versão final do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia (PIRH-Doce). O encontro acontece de 9h às 12h e de 14h às 16, no auditório da Prefeitura - rua Marechal Floriano, 905, 5º andar, Centro. A atividade é aberta ao público. 

O Plano do Doce começou a ser elaborado em junho de 2008 e, após 18 meses de estudos, pesquisas e consultas públicas, traz uma série de diretrizes, metas, programas, projetos e investimentos prioritários para toda bacia, que abriga 202 municípios mineiros e 26 capixabas. O documento foi elaborado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) e a Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio dos Comitês de Bacia Hidrográfica. 

O Plano também apresenta o diagnóstico da bacia, análises de crescimento demográfico, evolução de atividades produtivas, ocupação do solo, balanço hídrico e identificação de conflitos potenciais. “Os estudos mostram a necessidade prioritária de definir critérios de concessão de outorga do direito do uso da água, em conjunto, para Minas e Espírito Santo, além de diretrizes para cobrança pelo uso dos recursos hídricos e para a criação de áreas sujeitas a restrição de uso, com vistas à preservação dos ambientes aquáticos”, afirma a gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Igam, Célia Fróes.  

Após a aprovação do Plano pelos comitês de bacias hidrográficas, o documento será submetido ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos  (CERH) de Minas Gerais para deliberação. A previsão de execução do Plano é a partir do segundo semestre de 2010 e o horizonte de implementação dos programas e ações é de 10 anos. 

Bacia Hidrográfica do Rio Doce  

A bacia hidrográfica do rio Doce possui uma área de drenagem de aproximadamente 86.715 km², dos quais 86% pertencem ao Estado de Minas e 14% ao Espírito Santo, abrangendo 230 municípios e uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes.

O rio Doce nasce em Minas Gerais, nas serras da Mantiqueira e do Espinhaço. Suas águas percorrem cerca de 850 km até atingir o oceano Atlântico, no povoado de Regência, no Espírito Santo. Os principais afluentes do rio Doce pela margem esquerda são os rios do Carmo, Piracicaba, Santo Antônio, Corrente Grande e Suaçuí Grande, em Minas Gerais;  São José e Pancas no Espírito Santo. Na margem direita são os rios Casca, Matipó, Caratinga/Cuieté e Manhuaçu em Minas Gerais; Guandu, Santa Joana e Santa Maria do Rio Doce no Espírito Santo. 

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades