Semad promove capacitação sobre Pagamento por Serviços Ambientais em Minas

Noticia

Criado: Qua, 20 mar 2024 15:53 | Atualizado: Sex, 27 set 2024 06:13

PSA MAT

Evento fez parte da programação da Semana da Água 2024 e pode ser assistido na íntegra pelo canal do Youtube do Sisema

 

Ressaltando a importância da utilização dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promoveu, nesta terça-feira (19/3), uma capacitação online sobre o tema. O evento faz parte da programação da Semana da Água 2024 e abordou os fundamentos básicos, conceitos, metodologias e possíveis arranjos que envolvem a utilização desse instrumento econômico.

 

"Com essa capacitação, esperamos que os participantes possam nivelar seus conhecimentos sobre o tema, que consigam identificar as oportunidades de aplicação do PSA, bem como se tornem agentes na disseminação de conhecimento e da importância da utilização desse instrumento para a conservação e manutenção dos recursos naturais", pontuou a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Moreira.

 

Conforme abordado pela gestora ambiental Marcela de Barros Riccio, o “PSA pode ser entendido como uma transação voluntária de um serviço ambiental bem definido, mediante a qual um (ou mais) pagador (es) de serviços ambientais transferem a um (ou mais) provedor (es) destes serviços recursos financeiros ou outra forma de remuneração ou incentivo, nas condições acertadas, respeitadas as disposições legais e regulamentares pertinentes”.

 

Em sua apresentação, a gestora ainda pontuou que o PSA retrata uma mudança de paradigma, com potencialidade para gerar resultados ambientais, econômicos e sociais.

 

"É uma mudança na forma com que tratamos o meio ambiente, para além da utilização dos instrumentos de Comando e Controle. Os instrumentos econômicos vêm para agregar e para que possamos alcançar os marcos de sustentabilidade que precisamos", ressaltou.

 

Clique aqui e assista a capacitação na íntegra pelo canal do Youtube do Meio Ambiente:

https://www.youtube.com/watch?v=PC9B8iMd_nM

 

 

Para mais informações, clique aqui.