AGB Peixe Vivo elege nova diretora geral

Notícia

Criado: Qui, 16 abr 2009 16:40 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39


O Conselho de Administração da Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas (AGB Peixe Vivo) empossou no dia 31 de março, em Belo Horizonte, sua nova diretora geral. O cargo foi assumido pela bióloga Ana Cristina da Silveira, que substituiu José Nélson de Almeida Machado.

Na reunião, os conselheiros também discutiram sobre o Convênio assinado entre a AGB Peixe Vivo e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), para divulgação da cobrança pelo uso da água na bacia do rio das Velhas e o fortalecimento institucional da Associação. “A consolidação da AGB Peixe Vivo representa o fortalecimento da estrutura da Política de Gestão de Recursos Hídricos do Estado, que se baseia no conceito de descentralização e participação dos usuários de água no processo de gerenciamento das bacias hidrográficas”, afirma Ana Cristina. 

A AGB Peixe Vivo executa e acompanha ações, programas, projetos e obras determinados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas). “A Associação é a secretaria executiva do Comitê e está encarregada de dar o suporte técnico, financeiro e administrativo para a execução das ações propostas pelo Comitê, de acordo com o previsto no Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas”, explica a diretora geral. As ações e os projetos serão implementados com recursos oriundos, principalmente, da cobrança pelo uso da água prevista para começar em dezembro de 2009 na bacia. 

Equiparada à agência de Bacia do CBH Velhas em 2007 por Deliberação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais, a AGB Peixe Vivo instituiu em junho de 2008 o Conselho de Administração, composto por representantes de usuários de recursos hídricos, representantes da sociedade civil organizada e de Federações e Sindicatos. A presidência do Conselho é do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), exercida pelo gerente de Meio Ambiente da MMX, Ricardo Goulart Castilho. 

Desde setembro de 2008, a Associação conta com a contribuição voluntária de quinze empresas usuárias de recursos hídricos. “Essa ação visa o fortalecimento da AGB Peixe Vivo, demonstrando, assim, o comprometimento socioambiental das instituições, especialmente, em relação aos recursos hídricos”, complementa Ana Cristina. As empresas são a Anglogold Ashanti, Arcelor Mittal Brasil, Cemig, Cia. de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, Copasa, Holcim Brasil, Liasa, MMX Sudeste Mineração, Plantar, Rima Industrial, SAAE Itabirito, Usiminas, V&M do Brasil, Votorantim Metais Zinco e Vale.