O Comitê de Bacia Hidrográfica Afluentes Mineiros do Médio e Baixo Jequitinhonha (JQ3) irá eleger na próxima quarta-feira, (03), os primeiros membros que irão compor o Comitê. Serão eleitos representantes das instituições que se cadastraram durante o período eleitoral que começou ainda em 2009. Os candidatos foram devidamente avaliados pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e considerados aptos a participarem do Comitê.
A eleição irá definir representantes do Poder Público Estadual e Municipal, usuários e sociedade civil, sendo que cada segmento terá suplentes e titulares de 12 instituições representativas em cada setor do Comitê. As entidades terão até 30 dias após a eleição para indicarem os nomes dos representantes que serão nomeados por Ato Governamental. Após a nomeação, será realizada a reunião de posse dos novos conselheiros e eleição da Diretoria, que serão renovados a cada quatro anos.
O comitê foi criado em novembro do ano passado Conforme Decreto n.º 44.955/08, e é um dos instrumentos que garante a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. Os membros desse colegiado têm como competência discutir a situação dos mananciais e os problemas ambientais na bacia, além de definir prioridades na aplicação de recursos, mediar conflitos pelo uso da água e, dentre outras coisas, aprovar e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia.
A reunião será no salão de eventos do SESC - 9 horas - Rodovia BR 367 - Km 92 - Almenara - MG. Mais Informações: (38) 3212 8738
Fonte: Ascom\Sisema
Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.