Entre os dias 17 e 21 de abril, uma expedição vai percorrer cerca de 200 quilômetros na região do rio José Pedro, no Leste de Minas Gerais. O objetivo é fazer um diagnóstico das condições ambientais do maior afluente do rio Manhuaçu, na bacia do rio Doce, com registros históricos, audiovisuais e coletas de dados técnicos. O projeto é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu, com o apoio de parceiros locais e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
Durante os cinco dias, cerca de 100 expedicionários irão percorrer a região com barcos e veículos automotores. No primeiro dia, às 7h, uma equipe do Corpo de Bombeiros irá descer de rapel a nascente mais alta do Rio José Pedro, no Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó. A solenidade oficial de abertura acontecerá no dia 18/04, às 15h, na Cachoeira das Andorinhas, no município de Alto Jequitibá. Nos dias seguintes, os expedicionários percorrerão as comunidades ribeirinhas que serão envolvidas em atividades de conscientização e sensibilização sobre a importância da preservação dos recursos naturais, principalmente a água.
Ao longo do percurso, o grupo irá visitar os municípios mineiros de Alto Caparaó, Manhumirim, Alto Jequitibá, Durandé, Lajinha, Conceição de Ipanema, Ipanema, Mutum, Taparuba e Pocrane, além do município de Iuna, no estado do Espírito Santo. O encerramento está previsto para a tarde do dia 21/04, em Pocrane, na foz do Rio José Pedro. “Estou muito otimista com a realização desta expedição. Temos firmado muitas parcerias que possibilitarão esta iniciativa e, sobretudo, ela contribuirá muito para nossa integração e articulação dentro da bacia” destacou a presidente do CBH Manhuaçu, Isaura Pereira Paixão.
Os interessados em participar da expedição devem entrar em contato como o Comite pelo telefone (33) 3332-3891 ou pelo e-mail: cbhmanhuacu@hotmail.com
Ascom/Sisema