Fórum debate avanços na gestão das águas na Zona da Mata

Notícia

Criado: Sex, 22 mai 2009 11:23 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39


Os investimentos, as ações e os desafios da gestão das águas na Zona da Mata Mineira serão o foco do 2º Fórum das Águas dos Rios Preto e Paraibuna / Pomba e Muriaé. O evento acontecerá em Juiz de Fora, nos dias 28 e 29 de maio, e surgiu de uma iniciativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) de regionalizar, desde 2008, o Fórum das Águas de Minas Gerais, que acontece há oito anos em Belo Horizonte. O evento conta com a parceria da Agência Nacional de Águas (ANA), dos comitês das bacias hidrográficas da região e de instituições locais.

A abertura do Fórum será no dia 28, às 8h30 no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. No encontro, serão discutidos os esforços para implementação da gestão integrada dos recursos hídricos na região pelos comitês estaduais dos rios Preto e Paraibuna e dos rios Pomba e Muriaé, pelo Comitê federal de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e pelos órgãos gestores das águas, ANA e Igam.

À tarde, o superintendente Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) da Zona da Mata, Danilo Vieira, apresentará a estrutura, equipe e ações da Superintendência. Segundo Vieira, a Supram atende 162 municípios desde 2004, e já concedeu quase 800 outorgas de direito de uso da água, além da análise de mais de 500 processos de licenciamento. Outras instituições, como a Polícia Ambiental, também apresentarão os resultados de suas ações na bacia. Logo após, serão discutidos leis, investimentos e fomentos para a conservação de águas e florestas no Estado. No mesmo horário, acontecerá o debate sobre ações de saneamento na região e gestão ambiental na indústria, na sala 1 da Faculdade de Engenharia.

Na manhã do dia 29, no encerramento do Fórum, o Igam apresentará os dados do monitoramento da qualidade das águas na bacia do rio Paraíba do Sul, que abriga as bacias afluentes dos rios Preto, Paraibuna, Pomba e Muriaé. Lançado em março de 2009 no Fórum das Águas de Belo Horizonte, os novos dados mostram que predomina na bacia o índice de qualidade médio (IQA Médio), representando 51%. Houve o aumento de ocorrência do IQA Bom de 1,3%, em 2007, para 18,6% em 2008. "As ocorrências de IQA Ruim diminuíram de 43,0% em 2007 para 30,4% em 2008 e o IQA muito ruim, registrado em 2007, não foi registrado em 2008" , destaca a diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do Igam, Marília Melo.

Minicursos

Dentro da programação do Fórum das Águas dos Rios Preto e Paraibuna / Pomba e Muriaé serão oferecidos oito minicursos voltados para o gerenciamento de recursos hídricos. Os interessados em participar dos cursos devem enviar a ficha de inscrição, que está disponível junto com a programação no site www.ceivap.org.br, para o e-mail forumdasaguas2@gmail.com. Os participantes devem entregar dois litros de leite longa vida, no dia do evento, para cada atividade para qual se inscrever. As caixas de leite serão doadas a instituições de caridade.

No dia 28, serão oferecidos, de 10h às 12h, os cursos ‘Introdução a Hidrossedimentologia Fluvial' e a ‘Aplicação dos Recursos da Cobrança pelo Uso da Água'. À tarde, de 14h às 16h, será realizado o minicurso ‘Informação para  Capacitação em Projetos no Fhidro/Igam/Semad', e de 16h às 18h, ‘Técnicas de Geoprocessamento Aplicadas ao Gerenciamento de Recursos Hídricos'. No dia 29, de 8h às 10h, curso de ‘Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos' e de ‘Educação e Mobilização Ambiental na Proteção dos Recursos Hídricos'. De 10h às 12h, ‘Poluição Hídrica - Formas e Atenuação' e ‘Contaminação Química dos Recursos Hídricos'.

Inscrições e informações:
E-mail: cbhpretoparaibuna@gmail.com
Tel: (32) 3239-1404.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.