A preparação de gestores e técnicos municipais é uma das ações desenvolvidas dentro do Projeto Estratégico para Revitalização das bacias do rio Doce, Paraopeba e outras bacias. Além disso, promove o desenvolvimento dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos, coordenado pelo Igam. O Projeto Estratégico contempla as bacias hidrográficas mineiras, cujos valores de média anual do Índice de Qualidade de Água (IQA) indicaram, em 2010, 3% dos resultados medidos como "Muito Ruim", 19% como "Ruim", 73% como "Médio" e apenas 5% como "Bom". Portanto, torna-se imprescindível promover ações de combate à poluição das águas e de integração com as políticas municipais.
A capacitação vem, também, ao encontro dos esforços feitos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pelo Igam, para garantir a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, assegurando o controle do uso da água, bem como sua quantidade e qualidade. Na capacitação serão abordados temas como o diagnóstico e diretrizes na bacia do rio Paraopeba; Lei de Uso e ocupação do Solo; Monitoramento e Qualidades das Águas na Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba; Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas e Plano de Recursos Hídricos. Será realizada, ainda, uma mesa redonda com o Tema: Usos Múltiplos X Conflitos pelo Uso dos Recursos Hídricos na bacia do rio Paraopeba, que pretende abordar os assuntos que se relacionam ao uso da água nos setores de irrigação e agropecuário; indústria e mineração; abastecimento público; geração de energia; sociedade civil e poder público.
Na quarta-feira (03/07), os gestores participarão de Oficinas de Capacitação Técnica relacionadas à Elaboração do Plano Municipal de Saneamento e à Implementação da Gestão Ambiental Municipal e Recursos Hídricos.
As capacitações estão previstas para acontecerem, também, nos municípios de Brumadinho (16, 17 e 18 de julho) e Sete Lagoas (06, 07 e 08 de agosto).