Equipe de gestão do Igam se reúne para planejamento de ações para o ano de 2025

Notícia

Sex, 08 nov 2024
O processo aconteceu por meio de discussões participativas e abordagens estratégicas

Foto: Divulgação Sisema
Com base na análise SWOT, o grupo pôde tomar decisões estratégicas para aprimorar os serviços oferecidos
Com base na análise SWOT, o grupo pôde tomar decisões estratégicas para aprimorar os serviços oferecidos

A equipe gerencial do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) se reuniu, na quarta-feira (6), para planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do ano de 2025. O processo aconteceu por meio de discussões participativas e abordagens estratégicas que incluíram a revisão do desempenho de 2024 e definição de novas diretrizes. 

Com base na análise SWOT, uma ferramenta de gestão que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o grupo pôde tomar decisões estratégicas para aprimorar os serviços oferecidos.

“Nos reunimos com a equipe gerencial do Igam para fazermos uma reflexão sobre o planejamento estratégico e trabalharmos o planejamento de 2025. É uma oportunidade para avaliar como foi a execução das ações em 2024, quais foram as dificuldades e repassar para as equipes as diretrizes e ações que serão desenvolvidas em 2025”, destacou o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca.

Entre as forças destacadas pela análise SWOT estão a alta qualidade técnica e o comprometimento da equipe; uma gestão participativa e menos hierarquizada, que valoriza a flexibilidade e a inclusão dos servidores nas decisões e no planejamento; a transparência nas ações e o aprimoramento da estrutura de governança, alinhados ao planejamento estratégico e visando o reconhecimento público; além da experiência institucional e da estruturação do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH). 

O diretor-geral ressaltou que a experiência acumulada ao longo dos anos proporciona clareza na definição de metas e na execução dos instrumentos da política de recursos hídricos, como o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) e a outorga de direitos de uso.

Durante a reunião, a equipe do Igam estabeleceu objetivos estratégicos a serem alcançados tais como: estratégias e políticas para garantir segurança hídrica e eficiência na aplicação dos recursos; modernização e simplificação através da transformação digital e otimização de processos; desenvolvimento do servidor com estrutura adequada para o desempenho das atividades; inovação tecnológica no aprimoramento da gestão de recursos hídricos; gestão de dados e informação; e transparência e diálogo, com participação social para melhorar a prestação de serviços, entre outros.

Para a diretora de Planejamento e Regulação do Igam, Jeane Dantas de Carvalho, a reunião de planejamento estratégico é de extrema importância, pela integração das informações. “A reunião no permite, ainda, alinhar ações e propor sugestões de fortalecimento do Igam”, frisou.

Wilma Gomes
Ascom/Sisema