O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), órgão executor do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH), lançou o segundo dos cinco boletins previstos. O Plano faz parte do Programa Estratégico do Governo de Minas “Somos Todos Água” para ampliar a segurança hídrica no Estado, a partir da promoção de ações integradas e permanentes.
Este segundo boletim traz informações sobre a definição de Áreas Prioritárias, que foram divididas em três eixos principais: Conservação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos relacionados à água; Produção sustentável e uso racional dos recursos hídricos; e Saneamento, controle da poluição e obras hídricas. A publicação traz, ainda, informações sobre o mapa de áreas prioritárias para eventos extremos e cheias.
“É importante a participação, não só das instituições que integram o programa, mas também da sociedade como um todo, nesse trabalho que envolve tantas áreas e traz resultados significativos para o estado. Após várias etapas, a intenção neste momento é divulgar esses resultados de uma forma simplificada para acesso de todos, em formato de boletim”, explica a coordenadora do PMSH, Lívia Costa.
O Plano Mineiro de Segurança Hídrica é a fase de planejamento do Programa Somos Todos Água, na qual serão definidas as intervenções estratégicas para a promoção da garantia hídrica. Ao final de sua elaboração, Minas Gerais contará com um Banco de Projetos, com a indicação de ações prioritárias, voltado à segurança hídrica do Estado.
Dividido em sete produtos, o Plano já teve três concluídos: o Plano de Trabalho, Estudos e Levantamentos e a Definição de Áreas Prioritárias. As próximas etapas estão em andamento e inclui o Banco de Projetos, principal entrega do PMSH.
Os mapas com todas as divisões e suas especificidades estão disponíveis no Boletim 2. É possível acompanhar o PMSH e ter acesso a todas as etapas concluídas pelo site do PMSH.
Renata Fernandes
Ascom/Sisema