Qualidade da Água

Artigo

O monitoramento é o conjunto de práticas que visam o acompanhamento de algumas características da água. No monitoramento da qualidade das águas naturais, são acompanhadas as alterações nas características físicas, químicas e biológicas da água, decorrentes de atividades antrópicas e de fenômenos naturais.

Desse modo, conhecer a qualidade das águas é uma ferramenta essencial para definir e priorizar ações e estratégias que busquem a conservação, a recuperação, o uso racional dos recursos hídricos e a redução de conflitos.

Neste contexto, o monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas do estado de Minas Gerais – realizado por meio do Programa Águas de Minas –, visa  atender uma das ações previstas na Lei 12.584/97, de criação do IGAM, no Art. 5º, inciso X - proceder à avaliação da rede de monitoramento da qualidade das águas no Estado – e contribui para a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº13.199/99, fundamentada na Lei Federal nº 9.433/97.

Os principais objetivos do Programa Águas de Minas são: conhecer e avaliar as condições da qualidade das águas superficiais e subterrâneas em Minas Gerais; divulgar a situação de qualidade das águas para os usuários e apoiar o estabelecimento de metas de qualidade; fornecer subsídios para o planejamento da gestão dos recursos hídricos, verificar a efetividade de ações de controle ambiental implementadas e propor prioridades de atuação.

Informações sobre o programa de monitoramento de qualidade de água acesse o portal Infohidro

O objetivo principal desse Portal é disponibilizar dados e informações técnicas que são produzidas pelo IGAM e por seus parceiros, tais como Comitês de Bacia, Agências de Bacias, Universidades, dentre outros. Nele, você encontrará dados sobre outorgas, informações sobre a cobrança pelo uso de recursos hídricos, séries históricas de monitoramento da qualidade da água, mapas e relatórios de qualidade da água, além de bases cartográficas dos recursos hídricos dos estados de Minas Gerais.

São disponibilizados também serviços como os cálculos do Índice de Qualidade da Água (IQA) e de Contaminação por Tóxicos (CT), biblioteca digital, dentre outros.