Na aula inaugural, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, ministrou uma palestra sobre o histórico da gestão das águas no país. "A sociedade está em um estágio de preocupação com o meio ambiente, o que falta é passar da preocupação para a ação. Com a instituição das políticas nacional e estadual de recursos hídricos já foi dado um importante passo na gestão das águas, mas ainda podemos avançar", afirmou.
Carvalho ressaltou ainda que o Sisema tem, além desta, outras iniciativas com instituições conceituadas de ensino para trabalhar o aperfeiçoamento dos funcionários da casa. "O Sisema mantém parcerias com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para cursos de mestrado e pós-graduação, além de outras envolvendo ensino e pesquisa", observou.
Na seqüência, diretor-geral da Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia (SRH-BA), Júlio Rocha, ministrou palestra sobre a gestão das águas em território baiano, resumindo as ações do Estado no que se refere à gestão desse importante recurso natural. Sobre o novo curso, Rocha elogiou a iniciativa de Igam e Utramig para o aperfeiçoamento da formação profissional em meio ambiente.
Mais informações: www.utramig.mg.gov.br
Data: 20/05/08
Fonte: Ascom / Sisema